UM DIVINO JARDIM: Por Paula Bergamin

A linda paisagista Paula Bergamin “blogando” aqui no 40FOREVER!

 

Mais uma vez nosso BLOG recebe a visita da talentosíssima paisagista Paula Bergamin que nos mostra a reforma que fez no jardim de uma casa carioca emblemática construída pelo talento, elegância e requinte do grande muso de todos nós, Jorge Hue para morar com sua adorável família. Deixo a querida Paula nos contar… BN

 

Como ela vai contar, do jardim antigo, só ficaram as lindas árvores frondosas…. BN

 

A Villa Adriana, agora lindamente emoldurada por seu jardim… BN

 

PAULA BERGAMIN:
“A Villa Adriana, como chamava o arquiteto Jorge Hue a casa que projetou para a sua família de 7 filhos e onde viveu muitos anos, trocou de mãos e os novos proprietários encarregaram a reforma ao escritorio de Paulo Jacobsen e o projeto de paisagismo aos meus cuidados.

 

 

 

Os proprietários fizeram questão de manter a arquitetura original, deixando a reforma apenas para o interior mas mantendo detalhes importantes como os azulejos portugueses, as treliças e blises.

 

Detalhe do pátio interno: escultura aquática e orquidário BN

 

Azulejos portugueses do século XVIII , parte do projeto original, hoje com horta e painel verde, ainda em crescimento. BN

 

 

O jardim recebeu novos caminhos e escadas, mas sempre respeitando o padrão da cantaria e geometria existente. Um córrego artificial foi construído aproveitando o declive natural do terreno e agregou um elemento lúdico que juntamente com a casinha de árvore, projeto meu incluído no paisagismo, faz a alegria das três crianças da casa.

 

 

Passeando pelo  jardim. BN

 

Pouco restou do jardim original, eu aproveitei as árvores de grande porte mas tive que tirar seis jaqueiras que ameaçavam tombar sobre a casa e que escureciam demais o jardim.

 

Pátio interno visto do “living: … jardim sempre em evidência!

 

Com a retirada, foi possível fazer um ENRIQUECIMENTO de mata, plantando inúmeras espécies nativas entre ipês de várias cores, erytrinas, quaresmeiras, paineiras, pau-ferro, pau-jacaré, pau-mulato, jabuticabeiras, pitangueiras,  palmitos jussara, jerivás etc. Também foram plantadas muitas heliconias, calatheas, maranthas entre outras espécies nativas de subosque.

 

 

 

As espécies nativas servirão de alimento para os pássaros e pequenos animais e junto com o elemento  água darão ainda mais vida a este jardim. O exotismo ficou por conta de uma bela coleção de palmeiras entre lacas, vestiarias, carpentarias, ptycospermas, cariotas, arecas.” PB

 

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

17 ideias sobre “UM DIVINO JARDIM: Por Paula Bergamin

  1. Bebel que bonita que ficou a matéria ! Obrigada sempre pelo apoio ao meu trabalho. Nao vi antes pois estava em NY depois Miami e Porto Alegre ! Grande beijo pra você e Maria Pia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *