UM FELIZ NATAL TROPICAL OU VIAGEM À FAZENDA JABUTICABAL!

 

Elegi esta jabuticabeira a àrvore do meu natal 2013: Suas "bolas"são as que mais amo na face da terra!

Elegi esta jabuticabeira a àrvore do meu natal 2013: Suas “bolas” são as que mais amo na face da terra!

 

Desde o maravilhoso dia em que vocês entraram em nossas vidas, rezo ao deus da imaginação que me dê um fio dela, diariamente, mirando Xerazade, eu a do brejo, para que consiga distraí-los, vocês meus preciosos amigos internéticos, por mil e uma noites e muito mais…

Só que hoje a data é santa, para os que acreditaram no Menino Salvador… Trabalho dobrado pra mim, que fecho o dia anunciando o natal: não basta uma bela história, falamos em redenção.

 

Preciosa como o dia de hoje: "Natividade", por Giotto, que comemora lindamente a chegada do Menino- Deus!

Preciosa como o dia de hoje: “Natividade”, por Giotto, que comemora lindamente a chegada do Menino- Deus!

 

Quebrei minha cabeça, dezembro a dentro, imaginando um presente a vossa altura, amigos que tanto amamos, mas nada me parecia suficiente. Até receber este post da queridíssima Thais Araújo, sobre jabuticaba… Rejubilemos, é Natal!

 

Eis nossa heroína Thais, que nos presenteou com este post maravilhoso: desejemos um natal divino para ela e todos os seus queridos!

Eis nossa heroína Thais e sua alegria depois da viagem: desejemos um natal divino, maravilhoso para ela e seus queridos!

 

Que o vosso seja repleto de paz e alegria, ao lado dos que ama…
Aos que não crêem, desejo uma noite igualmente feliz…
E para todo mundo que caminha conosco neste encantado mundo cibernético, eu vos ofereço a melhor descoberta: as jabuticabeiras da Thais.

Que o vosso Deus vos abençoe! BN

 

“EU AMO JABUTICABA E VOCÊ?”, por THAIS ARAÚJO!

“Para os amantes de jabuticaba descobrimos o paraíso: Fazenda Jabuticabal. A 25km de Goiânia, a fazenda possui 38 mil pés de jabuticaba das quais 35 mil entram em produção durante os meses de setembro a novembro, sendo a grande novidade para 2014 uma safra precoce no mês de julho.

 

A encantadora Fazenda Jaboticabal!

A encantadora Fazenda Jabuticabal! BN

 

O caminho que leva à fazenda começa numa BR e depois prolonga-se em estradinhas típicas do interior do Brasil, com muitos flamboyants floridos que colorem a estrada  tornando-a mais agradável. Bem no final, há um pedaço em que a estrada é de terra, mas que não chega a 2 Km: pode ser feito em qualquer carro de passeio. Como éramos seis, alugamos uma caminhonete no aeroporto.

Após chegarmos à Fazenda Jabuticabal compramos “ingressos”, R$ 25 por pessoa, sim apenas isso, para termos acesso às alamedas de árvores carregadas e podermos passar o dia consumindo as “pretinhas”, a vontade.

Para os conhecedores e apaixonados, que exigem uma casca fina que faz “ploc” ao ser levada à boca e que também procuram a fruta fresquinha, este é o lugar ideal: basta sentarem-se à sombra e não precisam nem esticar o braço para farta-se a vontade.

 

Sentados à sombra da jabuticabeira: é só esticar a mão, como contou Thais! BN

Sentados à sombra da jabuticabeira: é só esticar a mão, como contou Thais! BN

 

Existe uma ala de árvores antigas, 60 anos, que formam um sombreado onde o sol não entra e por isso fica bem fresco e bucólico. É quase um ar condicionado natural no meio do calor seco de Goiás. Essas árvores são mais altas e seus troncos ficam negros de tantas jabuticabas doces e gigantes.

 

Jabuticabeiras antigas forma uma alameda serrada, onde o sol não ousa entrar! BN

Jabuticabeiras antigas forma uma alameda serrada, onde o sol não ousa entrar! BN

 

A fazenda possui uma lojinha que vende derivados que vão desde vinho, cachaça e geléia à shampoo e creme de mão. E se desejar levar as frutas para casa, nenhum problema: colhidas ou não por você sua “quota” é de até 6Kg!

 

Licor de jabuticaba, vendido na lojinha local! BN

Bebidas derivadas de jabuticaba, vendido na lojinha local! BN

 

A estrutura da fazenda é simples, porém organizada. Existe a possibilidade de almoçar por lá num “self service” apoiado num fogão à lenha… Confesso que não me animei talvez pelo calor que faz por lá no mês de novembro. Experimentei o sorvete e o picolé de jabuticaba e adorei!

 

Olha que delícia o "almoço" da Thais! BN

Olha que delícia o “almoço” da Thais! BN

 

A fazenda possui um rio utilizado por banhistas mas como meu foco eram as jabuticabas, não me aventurei também a dar um mergulho.

Gostamos tanto que fomos dois finais de semana seguidos e, no último, já escolados,  levamos cadeiras de praia e um iglu com bebidas geladas para passarmos o dia nos deliciando no que tinhamos ido buscas: as maravilhosas jabuticabas !

 

Jabuticaba é uma fruta repletas de qualidades, inclusive para tratar de nossa pele!

Jabuticaba é uma fruta repletas de qualidades, inclusive para tratar de nossa pele!

 

Uma curiosidade para quem se preocupa com calorias é que 5 unidades da frutas não possui nem 3 Kcal, então pode ser consumida “sem parar”.  Além do mais, a fruta protege e estimula os tecidos ricos em colágeno, dando firmeza, elasticidade e rejuvenecendo a pele. A jabuticaba também nos protege contra arteriosclerose, combate rugas, reduz a produção de histamina aumentando as defesas do organismo contra substâncias mutagênicas, combate o mau colesterol (LDL), os radicais livres e melhora a circulação sanguínea periférica. Ingerir pelo menos 4 unidades, com casca e tudo, é aconselhável já que sua maior concentração de antocianinas está concentrada na casca.

Só nos resta aproveitar a safra de 2014.” TA

 

Fiquem com o close num tronco repletoooo da fruta que me leva à loucura! Feliz natal!

Fiquem com o close num tronco repletoooo da fruta que me leva à loucura! Feliz Natal!

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *