UM LINDO JARDIM CARIOCA PRA FRIDA KAHLO!

 

Amei o jardim com que a paisagista Paula Bergamin homenageou a divina Frida Kahlo!

Amei o jardim com que a paisagista Paula Bergamin homenageou a divina Frida Kahlo!

 

Um dos ambientes que mais me encantaram na linda Casa Cor 2015 RJ, que acontece até 4 de outubro, no bairro da Glória, Rio de Janeiro, foi o jardim da maravilhosa paisagista PaulaBergamin, uma linda homenagem à artista plástica Frida Kahlo, em sua versão carioca.

 

Detalhe que compõe o ambiente do jardim original: eis o que Paula chamou de "Azul Frida"!

Detalhe de uma parede da Casa Azul, que compõe o ambiente do jardim original: eis o que Paula chamou de “Azul Frida”!

 

Pra quem já esteve no México, visitando o original, vale como doce recordação. E pra quem ainda não foi, é uma encantadora iniciação às cores e magia de um ambiente único e inesquecível.

Pra nos contar sobre o projeto, detalhadamente, ninguém mais habilitado que sua divina autora, por isso sigamos com Paula! BN

 

A linda e talentosa paisagista Paula Bergamin!

A linda e talentosa paisagista Paula Bergamin!

 

HOMENAGEM À FRIDA KAHLO, por PAULA BERGAMIN
“Esse jardim é uma homenagem a Frida Kahlo uma das mais importantes pintoras do século XX, mulher icônica, apaixonada, sofrida e multo talentosa.

Uma de suas paixões era a jardinagem por isso criou, juntamente com Diego de Rivera seu marido, um lindo jardim em sua casa de Coyoacán, Cidade do México, chamada Casa Azul e que foi seu refúgio e fonte de inspiração para inúmeras de suas obras.

O jardim que projetei para a Casa Cor Rio 2015 não é uma cópia do original. Escolhi algumas referências que, através de releitura, deram o clima e identidade ao jardim.

Para tanto, fiz uma longa pesquisa e descobri que Frida tinha a jardinagem como hobby e adquiriu conhecimentos de botânica. Em sua biblioteca havia inúmeros livros sobre o assunto, com marcas de leitura: ela era apaixonada pela natureza, plantas e os animais.

 

As catásseis,

Canteiro de cactácias, paixão de Frida e Paula… Vejam que lindo o detalhe do piso, em cimento e azulejo hidráulico!

 

Escolhi para compor o jardim, algumas de suas espécies preferidas: as cactácias (com as quais formou uma coleção), agaves, yucas e também algumas floríferas, como a Bouganvillea, os brinco-de-princesa e azaléias, que colhia em seu jardim para adornar os cabelos, como podemos constatar em muitos de seus auto-retratos.

Usei muita cor, inspirada em seus vestidos e na própria casa. Seu azul marcante, não poderia faltar eu até chamo de Azul Frida.

 

Detalhe do "elemento aquático": charme só!

Detalhe do “elemento aquático”: charme só!

 

Criei um elemento aquático retangular que foi revestido com granito reciclado de antigos meio-fios, para dar mais frescor ao pátio. O mesmo granito foi usado como divisor de canteiros.

 

Teto verde

Teto verde: recurso prático e encantador!

 

Um teto verde sobre a “pérgola-atelier” é mais um item para aumentar o bem estar e baixar a temperatura.

Me preocupei com pequenos detalhes para completar o visual e o piso, sem duvida, é um grande destaque. Ele foi aplicado sobre o contra-piso de cimento e é um grafite em forma de ladrílio hidráulico, juntando as cores da fachada original ocre com o “Azul Frida”. O piso foi feito pela artista Dani Purper.

 

Móveis garimpados compõem o lindo ambiente!

Móveis garimpados compõem o lindo ambiente!

 

Os móveis antigos de ferro e madeira, o cavalete, as palhetas e caixas de pintura foram garimpados em antiquários. Já os móveis de fibra achei na Dedon e na Collectania. Juntando com a louças, em estilo mexicano, do Empório Dona Xica, complementei o visual desejado e consegui o clima que imaginei.

 

Louças e serviço americano coordenados com o ambiente!

Louças e serviço americano coordenados com o ambiente!

 

O maior desafio foi sair totalmente da minha linha de atuação, meus jardins são sempre densos, tropicais e ecogênicos. Mas este é um trabalho especial para o Casa Cor, temático, fruto de pesquisa e uma homenagem a grande Frida Kahlo, de quem sou grande admiradora. Também quis mostrar que pode-se ter um jardim aconchegante usando plantas desérticas.

Vale registrar que é um jardim sustentável, com plantas de baixa necessidade hídrica, pérgola de eucalipto de reflorestamento, telhado verde e uso de lâmpadas led.” PM

Antes de ir, um conselho: não deixem de visitar a Casa Cor 2015. O conjunto arquitetônico, onde ela está instalada, é deslumbrante, ambientes divinos e mil eventos acontecendo todos os dias nesta que é a melhor exibição de arquitetura e decoração da cidade, a gente super recomenda!!!
Fiquem com seu visual noturno… BN

CONTATO PAULA BERGAMIN:
TEL: +55 21 98865 2671

 

Lindo!!!!

Lindo!!!!

 

Divino!

Divino!

 

Estupendo!

Estupendo!

 

Sensacional!

Sensacional!

 

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 ideias sobre “UM LINDO JARDIM CARIOCA PRA FRIDA KAHLO!

  1. Lindíssimo! Amei! Sou fã de Frida e de sua obra, este azul é maravilhoso, peço licença a Paula para me inspirar em sua releitura, para o jardim de minha casa nova. Bjs BN, 40forever sempre nos encantando…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *