UM LIVRO ESPETACULAR PARA DAR E RECEBER

115903470_1GG

 

Quando me separei, deixei muitas coisas para trás, entre as quais um livro maravilhoso que havia ganho de uma querida amiga, chamado “À Mesa com Proust”… Ele andou esgotado mas, para minha grata surpresa, a Editora Sextante acaba de reedita-lo.

Soube desta boa nova outro dia quando AC, BN e eu tivemos uma reunião na editora. Para minha alegria, na saída, seu diretor Marcos da Veiga Pereira, me presenteou com este sensacional livro: amei! Fiquei tão feliz de vê-lo voltar às livrarias, que resolvi dividir com vocês esta notícia!

O livro tem fotos lindas de um tempo e atmosfera cada vez mais distantes, onde as pratas eram muito bem areadas, as toalhas perfeitamente engomadas e passadas, os bouquets de flores admiravelmente bem feitos, tudo lindo, “home-made”  e produzido pela dona da casa, coisa rara hoje em dia onde tudo tem cara de florista.

 

foto

 

À Mesa com Proust” faz você entrar no mundo mágico deste grande autor do século XIX, que sabia descrever as elegâncias e mazelas da vida como ninguém: as suas madeleines ficaram famosas, chegamos a sentir seu delicioso cheiro e sabor…

Sua leitura conduz, com maestria, a nos deleitarmos com os menus da infância de Proust, suas memoráveis refeições em família e também nas casas de amigos requintados. É uma maravilhosa e inesquecível viagem pelos sabores e delícias da gastronomia da “Belle  Époque”.

 

foto

 

Ideias muito chics de menus como este do livro “Caminho de Guermantes”:

Ostras de Canale
Perdiz ao champagne
Marreco com airelas
Purê de castanhas
Batatas na brasa
Frutas cristalizadas
Ponche

Dica importante: as ostras eram acompanhadas de Sauternes….

E receitas divinas como esta omelete:

OMELETE DE COGUMELOS, ASPARGOS E CEBOLINHA

INGREDENTES:

10 ovos

100gr de manteiga

200gr de cogumelos de Paris

12 aspargos frescos de bom tamanho

3 colheres de sopa de cebolinha francesa, sal, pimenta.

MODO DE FAZER

Limpe os aspargos crus, deixando-os com 2 a 3 cm de espessura após eliminar a ponta não comestível. Lave-os rapidamente e cozinhe em água fervente de 8 a 10 minutos, conforme a espessura. Interrompa o cozimento mergulhando os aspargos em água bem fria, pois assim eles conservarão uma cor bonita.

Corte os talos dos cogumelos bem rente ao chapéu. Lave-os, corte em lâminas finas e enxugue com um pano limpo, de forma que desprendam um mínimo de água ao cozinhar.

Em uma frigideira, derreta 40 gr de manteiga e quando quente, refogue rapidamente os cogumelos em fogo forte. Retire assim que estiverem ligeiramente dourados.

Derreta de novo 40 g de manteiga na mesma frigideira, depois de limpá-las com papel absorvente . Coloque os aspargos na manteiga quente, retirando- os quando estiverem com uma cor bonita. Corte os aspargos em rodelas bem finas. Reserve as pontas.

Derreta a manteiga restante em uma frigideira onde caibam todos os ovos. Assim que a manteiga ficar bem quente ( mas sem dourar ) , despeja os ovos batidos. Com um garfo, vá descolando os ovos que coagulam na beirada, levando-os para o centro. Continue a fazer isso até o cozimento desejado. Enrole a omelete e coloque em travessa preaquecida. Enfeite as pontas de aspargos à volta e sirva bem quente!

Aconselho este livro para presentearmos nossos queridos e a nós mesmos: é absolutamente imperdível!

MP

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 ideias sobre “UM LIVRO ESPETACULAR PARA DAR E RECEBER

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *