UM PASSEIO POR DUBROVNIK, por Luiz Carlos Sarlo

IMG_2017

 

Como é bom podermos fazer estas viagens virtuais através dos olhos e dos relatos de nossos amigos!

Fiquem hoje com a linda DUBROVNIK contada por Luiz Carlos Sarlo!

AC

 

IMG_2015

IMG_2012

 

“Mais charmosa do que o olhar fatal de Sophia Loren, a velha cidade de Dubrovnik, na Croácia, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, não cabe toda dentro das muralhas medievais que protegem o seu centro histórico. Mas, deslumbrante mesmo é o “lado de dentro”, onde as ruelas antigas lembram as labirínticas ruazinhas de Veneza, e onde se anda descalço, livremente, sem lenço e sem documento.

 

IMG_1979

 

IMG_1996

 

IMG_1980

 

Às vezes, parece que você vai dobrar uma esquina e dar de cara com um canal! Culpa da arquitetura, que é, de fato, veneziana. A cidade, como a maioria do Adriático, pertencia à Veneza ali, há alguns séculos atrás. Essa é a explicação para tantas janelas de persianas verdes e para todo aquele charme com clima despretensioso de cidade de praia.

 

IMG_1972

 

A entrada é por um portão que mais lembra aqueles filmes de Robin Hood, com passarela, um lago cheio de carpas e um tipo D. João mandando em tudo. Mas, surpresa, damos frente à “Stradun” (Placa), a rua principal de Dubrovnik, lugar por onde você vai passar umas 200 vezes por dia. Ali a gente pode experimentar todos os sorvetes do caminho – o melhor é o de uísque – e se espantar com o brilho do chão, que é totalmente de mármore, um absurdo de belo.

 

IMG_1970

 

IMG_1978

 

IMG_1974

Há a linda e inconfundível igreja de São Brás, cheio de jovens sentados nas escadarias em seu clima de azaração permanente.

 

IMG_1973

 

Apesar da grande beleza das construções e do astral über-divertido das dezenas de barzinhos, alguns com praias privadas e caríssima consumação – nada mais pretensioso -, o mais legal, na minha opinião, é passar pela muralha que circunda a cidade. Ver os telhadinhos novinhos, cor-de-laranja no por do sol, conhecer a melhor prisão do mundo, onde os presos tinham vista permanente e particular da Costa da Dalmácia dia e noite. Ser preso devia ser um privilégio, como morar na Joatinga ou ser encarcerado na Ilha Grande.

 

IMG_2011

IMG_1998

 

Empatado, há um teleférico que nos leva para o alto da montanha, para observar de um ponto de vista surpreendente, o Centro Histórico de Dubrovnik, as Ilhas de “Lokrum” bem na frente, e “Elafiti”, à direita, além de conhecer o atual Museu da Guerra da Independência Croata, antigo Forte Imperial construído por Napoleão Bonaparte que, agora tenho certeza, de bobo não tinha nada…

 

IMG_1987

Tem passeios para ilhas vizinhas, para todos os gostos imagináveis e com todos os preços possíveis também, incluindo um passeio de galeão ao estilo do século XVII, e um radicalíssimo passeio de caiaque, que dá a volta na Ilha de “Lokrum” e visita lugares de beleza indescritível. São mais de três horas remando, mas vale a pena o suor.

 

IMG_1967

 

IMG_2010

 

IMG_1995

 

Para um lugar que dá para conhecer bem a pé num único dia, você poderia até passar uma semana que não se entediaria. Mudo meu nome se não for verdade!

Luiz Carlos Sarlo para o 40 Forever

 

IMG_1968     IMG_1976 IMG_1977    IMG_1981  IMG_1988    IMG_1997      IMG_2014

 

 

AC

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

41 ideias sobre “UM PASSEIO POR DUBROVNIK, por Luiz Carlos Sarlo

  1. Utilizar o termo elegância a se referir a uma cidade soa “deselegante”, mas é exatamente este o adjetivo que vem a mente quanto se observa essas fotos da cidade, não é a toa que a premiada série americana Game Of Thrones (George R.R. Martin) tem inúmeras cenas gravadas ai. Show de post, parabéns aos editores.

  2. Parabéns meu lindo palas fotos e pelos comentários, ficaram maravilhosos!!! O problema foi que me deu uma vontade louca de voltar a Europa, porque eu amei todos os lugares que visitei, mais vendo essas maravilhas de Dubrovnik, e você ainda fala que ela se parece com Veneza, a vontade foi maior ainda, porque eu adorei Veneza!! Quem sabe num futuro bem próximo, e Deus me ajudando eu consigo voltar, e colocar a Croácia no meu roteiro, vai ser tudo de bom!! Bjs

  3. Uau!! Que lugar encantador, como que saído de nossos sonhos de menina, dos contos de fadas… e apresentado com um jeito tão poético dá um vontade doida de conhecer!!! bjbjbj

  4. Ja entrou pra lista dos lugares que quero visitar.Você descreveu o lugar muito bem e despertou a vontade de estar la , parabéns!!! Quero mais posts seus !! Bjs

    • Vamos juntos!!!!! Fiquei doido quando vi seu comentário! Beijos, muitos beijos! …dá uma volta pelo blog, tudo é sensacional e bem melhor do que eu!

  5. Nossa que lugar mais lindo… Impressionante, se não fosse essa matéria nunca saberia de um lugar tão encantador de todas as formas. Parabéns por tantas informações e a oferecer ao leitor essa viagem virtual

  6. Já fui a Dubrovnik ,e realmente é um lugar Mágico ,mas as suas lindas e talentosas fotos ,serão uma inspiraçåo para todos ! Depois deste blog e sua linda descriçåo ,voçê deve ser homenageado como embaixador na Croacia ! Mil thank por me citar ,quando falou no olhar da Sofia Loren !!!!!!!!! SW

    • Estava ansioso esperando seu comentário, que é mais do que especial!!! Divinas são vocês, eu venho por debaixo da saia….!Te adoro to the moon and back! Aqueles beijos infinitos de sempre…!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *