UM TESOURO LITERÁRIO EM WASHINGTON!

A linda fachada da Biblioteca do Congresso Americano!

Um amigo do Blog, em viagem de trabalho à Washingto DC, teve uma manhã livre pra fazer turismo e viu-se diante da “Escolha de Sofia” cultural: Voltar à maravilhosa “National Gallery of Art” ou conhecer a extraordinária Biblioteca do Congresso Americano. Optou pelo segundo passeio e com isso ganhamos o assunto deste post.

A maior biblioteca do mundo tem um acervo superlativo: 144 milhões de itens, em 480 idiomas, sendo 32 milhões de livros catalogados, 63 milhões de manuscritos, 5 milhões de mapas, 3 milhões de gravações, ufa! E jóias raras como um dos 4 exemplares da primeira edição da Bíblia de Gutenberg, o original do Bill of Rights (ou a Declaração de Direitos), o original da primeira Constituição do país de 1777, entre outras cositas más!

Fundada em 24 de Abril de 1800, junto com a mudança da capital para Washington, o que era um conjunto de livros para auxiliar o trabalho dos congressistas, transformou-se num acúmulo espetacular dos mesmos, graças à argumentação do presidente Thomas Jefferson, que defendeu a necessidade de acesso do legislador a todo e qualquer assunto, quando negociou a venda de sua biblioteca pessoal (era a maior do país na época) para o Estado americano, saldando assim dívidas pessoais.

Depois de alguns acidentes de percurso, a emblemática biblioteca repousa hoje, na imponente Avenida da Independência, bem atrás do Capitólio, que um dia a sediou. Pode ter suas dependências visitadas por turistas e o acesso aos recintos de leitura é permitido ao público que fizer inscrição prévia. Mas somente integrantes do Congresso, Suprema Corte de Justiça, os funcionários destas duas casas e alguns membros do Governo podem, efetivamente, manusear e estudar em seus exemplares.

De todo modo, é tão bonita e imponente a arquitetura de seu prédio principal, que o passeio é mega recomendado!

Clique aqui para ver parte do acervo já digitalizado!

CURTAM AS LINDAS FOTOS! BN

O prédio no alto do morro do Capitólio

OLHEM A BELEZA DO INTERIOR DO PRÉDIO PRINCIPAL:

O grande Hall!

A sala de leitura!

A preciosa Bíblia de Gutenberg!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Uma ideia sobre “UM TESOURO LITERÁRIO EM WASHINGTON!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *