UMA NOVA FRUTA EM MINHA VIDA!

A chegada da Achachairú à minha mesa foi com toda pompa e circunstância!

Close up!

 

Divina! É o mínimo que posso falar desta pequena pérola em forma de fruta que descobri na Cobal do Leblon, dia destes, e que atende por um nome praticamente impronunciavel: Achachairú, pode? Deve, ela aguenta qualquer rojão!

 

O arbusto de achachairú: pra você ligar o nome à pessoa!

 

Nem venham me fuzilar pelo atraso em colocá-la no meu cotidiano, já passei o dia ajoelhada no milho, pagando pelo pecado da distração.

 

Achachairú em vários ângulos!

 

Para os que são da minha laia, repasso o aprendizado: Originária do México, Bolívia ou da “genérica” América Central (o google ainda não se definiu), esta “divindade gastronômica” espalhou-se pelas florestas e cerrado brasileiro, discretamente, como é o seu feitio: ela passa desapercebida pelos que apostam na opulência física. Mas, quando reconhecida, é love at first bite!

 

Desviando do vôo cego; ei-la por dentro!

 

Pra terminar, algumas pistas: ela é maior que siriguela e menor que abio, seu sabor lembra muito o do mangostin asático e a cor certa é o amarelo vivo. Portanto, aconselho a você que ainda está na “noite dos tempos” a sair da inércia, tomar o rumo do mercado e entregar-se a este vício do bem, que também atende pelo nome de “Fruto do Macaco”: nossos antepassados sabem das coisas! BN

 

Achachairú no pé…

Sendo colhida…

E sendo consumida…

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

27 ideias sobre “UMA NOVA FRUTA EM MINHA VIDA!

  1. PRIMA QUERIDA,
    ESTA FRUTA DE NOME TERRÍVEL EU CONHEÇO DESDE A INFÂNCIA COMO LIMÃOZINHO. VEIO PARA NOSSA FAMÍLIA DE DIAMANTINA NOSSA ORIGEM. REZAVA A LENDA TER SIDO OBTIDA POR UM BISAVÔ PROFESSOR DE BOT^NICA. DR. SEBASTIÃO RABELLO.
    NA MINHA FAMÍLIA CADA UM TEM UM PÉ NO QUINTAL. NUNCA TINHA ENCONTRADO IGUAL. COMPREI UMA ENCICLOPÉDIA DE FRUTAS E TENHO TUDO LA. NUNCA E FÁCIL PARA PEGAR DE MUDA. MAS AGENTE SEMPRE TENTA. SE VC QUISER MERECERÁ CERIMONIA comemorativa… VOU ´PROCURAR A FRUTA NA ENCICLOPÉDIA E TE MANDO TUDO. BJKS MARINA
    PS APROVEITE POIS E A MLHOR COISA DO MUNDO…

  2. E certamente deve ser fonte de muita vitamina boa para a saúde. Vou lá uma hora dessas ver que fruta é essa….
    Se o macaco gosta, deve ser boa pq adoro bananas…kkkk
    bjs

  3. Essa fruta é maravilhosa. Muito boa noticia saber que agora é possível consumi-la aqui no Rio. Eu conheço há algum tempo atras quando morei na Bolívia. O suco é delicioso tb.

  4. Q bom ! Amo fruta. Sempre q viajo procuro as frutas ‘típicas”. Às vezes encontro umas bem diferentes, outras vezes, iguaizinhas às do nosso nordeste… Desta vez, nas Galápagos, foram as uvilhas (uvinha amarelada deliciosa) e os tomatillos (tomate q dá em árvore, para compotas). Mas as achachacha … nunca vi. Vou correr no freguês da Cobal. Leblon, ñ é ? Tks

    • Querido Edvaldo bom dia! Uma alegria recebermos sua visita de Presidente Prudente, terra encantadora que não vou há tempos. Como vai ela? Amei saber da sua muda, nos dê notícias de seu crescimento e de seus divinos frutos. Um domingo maravilhoso pra você. Bjs da BN

  5. nenhuma palavra oxítona terminada em U é acentuada, então, assim como Aracaju, caju, mandacaru, o achachairu não recebe o acento agudo. Corrijam antes que mais este erro vire moda…

  6. Desculpe-me a intromissão! É só para informar que com o nome de limãozinho, por aqui, conhecemos o biri-biri, também chamado limão de caiena. Na verdade um primo da carambola. Já o achachairu, conheço muito mais pelo nome, enquanto o abio, vi uma vez e até experimentei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *