VALE A PENA VER DE NOVO: A ARTE DE USAR CHAPÉU

 

images

A linda Romy Schneider super elegante de chapéu.

 

A ORIGEM DO CHAPÉU

A palavra vem do latim capa, capucho, ou seja a peça do vestuário feminino e masculino usada para cobrir a cabeça, podendo ser de milhões de materiais diferentes.

No decorrer da história, o chapéu teve variantes, como turbantes e as tiaras, sempre com conotação social. Para marcar esta distinção na antiga Roma, os escravos eram proibidos de usar chapéus.

 

kate-middleton-tiara1

A linda tiara de Kate Middlenton

 

Pode ter conotação política como o boné rouge do partido republicano francês ou conotação religiosa, como os chapéus dos papas, cardeais e bispos.

Através do chapéu expõe-se a caracteristica de um povo, como os cocares dos índígenas ,  os turbantes usados pelos Sikkis indianos, ou chapéus pontiagudos de palha trançado com motivos geométricos que os chineses usam para a colheita de arroz. E os diferentes tipos de chapéus eclesiásticos que definem o status social dentro da hierarquia religiosa.

 

Kopfbedeckung

O turbante de um indiano Sikkis.

 

A rainha da Inglaterra por exemplo está sempre com seus modelitos coloridos. Não acho nada elegantes e muito carnavalescos!

 

rainha-3

A Rainha Elisabeth e seus chapéus coloridos!

 

Na Idade Média, as mulheres eram obrigadas a cobrir o cabelo com um tecido branco por motivos religiosos. Esse costume evoluiu para as mantilhas espanholas e os véus das noivas. Nos países muçulmanos, nos vemos ainda a obrigatoriedade do uso do chaddor ou burka pelas mulheres, preservando as das tentações mundanas.

 

burca-mulher

Uma mulher de burka

 

As primeiras chapeleiras surgiram apenas no final do século XVIII quando pessoas de qualquer classe social começaram a usar chapéu. Nos anos 30 o chapéu começou a fazer parte do vestuário feminino. No inverno os chapéus de veludo, pele ou feutro servem para esquentar, e no verão os de palha ou tecido para proteger do sol.

 

QUANDO USAR UM CHAPÉU

Saber usar um chapéu não é missão tão fácil. No Brasil, apesar do sol quente em que vivemos, não temos muito este hábito. Eu acho muito elegante usa- lo para um casamento no verão, que começa durante o dia, ou num almoço no campo. Tudo na vida é uma questão de bom senso, e como chapéu a noite não tem nenhuma utilidade, a regra é retira-lo e JAMAIS usa-lo a noite!

Sempre uso chapéu para ir a praia, pois acho lindo um belo chapéu de abas grandes para me protejer do sol. Para as crianças é sempre essencial o uso dos chapéus!

 

b48fc3b7e506e010c2f9f8ab0e1a2565

Que tal este chapéu da Sofia ?

 

O boné é considerado o chapéu mais usado no mundo, por toda a juventude e pelos esportistas, Tiger Wood, o campeão de golf, não tira de jeito nenhum. O capacete também é considerado o chapéu protetor para os esportes, tem que ser usado para moto, esqui e bicicleta.

Tenho que confessar que ADORO um chapéu bonito para uma ocasião especial, é sempre irresistível e muito elegante!

MP

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *