VALE REVER “O LINDO MUSEU FABERGÉ, EM SÃO PETERSBURG”!

 

Este ano passaremos a Páscoa em São Petersburgo, terra dos ovos mais preciosos da face de terra!

Este ano passaremos a Páscoa em São Petersburgo, terra dos ovos mais preciosos da face de terra!

 

Devo confessar que amo ovos mas dois deles são especiais: os de chocolate, “bien sûre”, que a cada ano ficam mais incrementados e criativos (haja César), e os deslumbrantes, by Carl Fabergé. Já cantamos as qualidades de ambos, aqui no BLOG, em prosa e verso, mas um detalhe, dos russos, conto agora.

 

Museu Fabergé: O que faltava à São Petersburgo!

Fachada do Museu Fabergé: O que faltava à São Petersburgo!

 

Na minha primeira viagem à Rússia, em 2006, só conheci a “capital cultural” São Petersburgo, cidade magnifica, que enche os olhos e o coração de todos com a grandiosidade, esplendor e harmonia de seu visual. Tão perfeito, que acho “semi cabotino” contar que saí frustrada da terra de Alexandre III só por não ter cruzado com um de seus famosos ovos: Então, eles só eram encontrados no Palácio do Arsenal, em Moscou, que hospeda o tesouro do Museu do Kremlin.

 

foyer

A beleza das escadarias que nos recebem, no Palácio Shuvalov: Em estilo neoclássico, é um dos mais bonitos da cidade!

 

Detalhe da arquitetura de

Detalhe da arquitetura de Shuvalov!

 

Faberge_Museum_von_Hap_1

Não é lindo?!

 

Situação resolvida, com louvor, em 19 de novembro de 2013, pela a inauguração do Museu Fabergé, lindamente instalado no Palácio Shuvalov, um dos mais divinos da cidade, às margens do canal Fontanka. Falando assim, não imaginamos o extraordinário esforço do bilionário russo, Viktor Vekselberg, para montar a coleção da sua “Fundação Cultural e Histórica Vinculação dos Tempos”, que compõe o acervo do museu.

 

Sucessão de salas lindas que mostram uma coleção bárbara de objetos de arte decorativa r

Sucessão de salas lindas que mostram uma coleção bárbara de obras de arte decorativa russas, dos séculos XVIII, XIX e começo do XX…

 

São mais de 4 mil obras de arte decorativa russa, magistralmente expostas no palacete neoclássico contruído no século XVIII, pelo arquiteto Giacomo Quarengui, com uma particularidade: todas foram adquiridas fora do país, parte de numa ação contínua que está sendo promovida pelo governo, para repatriar o patrimônio artístico relevante russo espalhado, mundo afora, depois da Revolução.

 

E que incluem a maior coleção de ovos Fabergé do mundo: São 21, no total, sendo 9 imperiais!

…E que incluem a maior coleção de ovos Fabergé do mundo: São 21, no total, sendo 9 imperiais. Reparem na beleza do prédio!

 

Assim, o conteúdo do museu iniciou, com pé direito pela aquisição, em 2004, dos Ovos Fabergé da Coleção Forbes: Gol de placa!

O acesso ao museu é somente “by appointment” e as visitas são sempre guiadas, ou por profissionais da instituição ou pelos previamente agendados. Passei uma tarde encantadora flanando por seus salões, mas em nenhum minuto pude ficar só. Clique aqui para saber dos detalhes e boa viagem! BN

 

É lindo o contraste dos elegantes "desplay" com a arquitetura do prédio!

É lindo o contraste dos elegantes “desplay” com a arquitetura do prédio!

 

O acervo é composto por objetos lindos, todos importantes para a história do país, foram repatriados, um por um!

O acervo é composto por objetos lindos, todos importantes para a história do país, foram repatriados, um por um!

 

Sinônimo de esplendor da Rússia imperial, este é o primeiro ovo que Faberger fez para Alexandre II presentear a tzarina Maria Feodorovna, na Páscoa de 1885. Parte preciosa do acervo!

Sinônimo de esplendor da Rússia imperial, este é o primeiro ovo que Faberger fez para Alexandre II presentear a tzarina Maria Feodorovna, na Páscoa de 1885. Parte preciosa do acervo!

 

O deslumbrante ovo "Coroação", de 1897, com o qual Nicolau e Alexandra comemoraram a deles, é considerado uma das obras primas do joalheiro e também está no museu!

O deslumbrante ovo “Coroação”, de 1897, com o qual Nicolau e Alexandra comemoraram a deles, é considerado uma das obras primas do joalheiro e também está no museu!

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 ideias sobre “VALE REVER “O LINDO MUSEU FABERGÉ, EM SÃO PETERSBURG”!

  1. São Petesbourg ė das cidaes mais lindas do mundo ! Fomos ao precioso museo Fabergé ,inegualavel de requinte e beleza ! Fico ainda sonhando com tudo que vi ! Coloquei na pagina 138 do meu livro um destas jóias de Fabergé !!!Sw

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *