VALE A PENA VER DE NOVO: ENTREVISTA COM O GRANDE PROFESSOR IVO PITANGUY

Entrevistei um dos mais incríveis personagens da nossa medicina Brasileira. O maior e internacional cirurgião plástico Doutor Ivo Pitanguy que é uma referência mundial.

Sua energia, experiência de vida e sabedoria são contagiantes. Ele é o grande mestre, o papa da cirurgia plástica no Brasil e no mundo, o professor de todos os maiores cirurgiões que fazem sucesso hoje em dia aqui e pelo mundo afora.

O professor Ivo Pitanguy

MP- Com quantos anos se deve fazer a primeira plástica?

IP-  Quando a pessoa não se sente bem consigo mesmo, se olhando no espelho, não reconhece mais sua própria imagem, sobretudo nesta passagem entre a juventude e a maturidade, e isto lhe traz um momento de mal estar e desconforto.

Neste momento esta pessoa necessita de auxílio, não necessariamente de uma plástica, pode ser uma leitura nova, novos hábitos, uma maneira de sentir a vida de forma mais positiva ou uma reinvenção de si própria. E a partir do momento que esteja bem indicada com um bom profissional, um medico bem preparado, o objetivo é dar a este paciente um reencontro de sua imagem com era antes. Por isso estas plásticas que mudam muito, que inventam tecnicas diversas, muitas vezes podem ser perversas e nocivas .

O importante é que conversando com um medico bem preparado, ele possa induzir a paciente a um procedimento que vai trazer sobretudo alegria e bem estar que deve ser o fim de toda cirurgia.

Outras partes do corpo, como por exemplo a orelha quando é de abano, deve ser operada entre 7 e 8 anos pois  já está desenvolvida. Quanto mais jovem melhor, pois esta criança tem que fugir de uma deformação e se integrar no seu meio, sendo como as outras.

MP- E  a operação de nariz?

IP-Já a plástica de nariz tem que se esperar um pouco mais, a partir dos 15 ou 16 anos. É importante que os ossos estejam desenvolvidos e já formados. É bem melhor cedo porque o adolescente esquece que foi operado, pensa que nasceu com aquele nariz e acaba achando que é mais uma contribuição dos pais que do cirurgião.

MP- E os seio?

IP-É uma das cirurgias que temos mais experiência, criei várias técnicas minhas. Quando a mama é grande, hipertrofia mamária (crescimento exagerado da mama) tem um componente mais funcional do que puramente tecnico, tem que ser corrigido mais cedo, porém a mama já deve estar desenvolvida ou seja a partir dos 16 ,17 anos. É importante fazer esta operação de correção cedo porque se a pessoa crescer com esta deformação ,pode afetar outras partes da estrutura corporal como até a coluna vertebral.

Quando a pessoa nasce com  muito pouca mama, neste caso a feminilidade, a parte da sensualidade, a beleza corporal são afetados então deve-se operar o mais cedo possível, pois a cirurgia neste caso tem um aspecto de bem estar corporal e psicológico enorme e a operação tem que ser feita para que a pessoa não cresça com este complexo.

Agora se a pessoa tiver uma mama rasoável e quiser apenas aumentar um pouco é melhor esperar a maturidade para decidir se realmente vai querer aumentar. Neste caso é bem diferente de quem tem muita mama ou pouco demais.

MP- Vc acha que se deve operar face e olhos, lipo e face ou uma coisa de cada vez?

IP-Depende muito da extensão, trabalhamos muito com cirurgias associadas, temos muitos artigos a este respeito, elas devem ser avaliadas com muito critério. Não é qualquer cirurgião que pode fazer este procedimento sozinho, tem que ter uma equipe, um time, é importante ter as condições ideais para que esta cirurgia possa ser indicada. Na lipoaspiração depende da quantidade a ser aspirada. O julgamento tem que ter muito critério, e cada caso de cirurgia associada tem que ser julgado separadamente.

MP-O que vc acha do botox?

IP-Não sou nem a favor nem contra estes métodos derma-cosmetológicos, vieram para ajudar, são coadjuvantes. O cirurgião tem na sua equipe um medico para isso ou ele mesmo faz o botox. Existem vários problemas sobretudo na região frontal que podem ser resolvidos com botox antes da cirurgia. Quando ele é colocado de maneira indiscriminada ele pode não só causar problemas como um rosto sem expressão nenhuma, o que não é exatamente o que queremos. Tem que ser feito sempre com muito critério.

MP- O que você acha desta mania de injetar substancias químicas na boca?

IPA injeção de gorduras ou de outras substancias químicas no lábio, é perigosa e principalmente injetadas nesta região que é muito delicada,  pode trazer muitos problemas como bocas deformadas e pouco naturais. No Brasil se vê menos, pois temos um sentido estético muito apurado.

MP- Você não acha que os homens estão fazendo cada vez mais lifting?

IP-Temos uma incidência muito maior que anteriormente porque o homem cresce graças a força da mulher e assim ele adquiriu mais direito para si mesmo, e para sua própria imagem. Este direito foi adquirido pelo papel que vocês mulheres ocuparam na sociedade dando ao homem o direito também de se cuidar.

MP-Que tipo de plástica os homens fazem mais?

IP-Eles fazem mais a parte dos olhos, a parte de pálpebra pesada, muitas vezes associada a um lifting incluindo a região do pescoço . O homem quando operado se porta muito bem pois ele tem menos o habito de receber.

MP-O que é um mini lifting?

É um termo que pode ser mal interpretado porque não existe um mini, existe um lifting que você pode fazer sem envolver a região cervical; Quando a pessoa é muito jovem e teve muita acne, faz um peeling e algumas vezes tem que recolocar esta pele no lugar, também no caso de pessoas que envelheceram precocemente e que não precisam da região cervical. Então, pode se chamar, um meio lifting .

Suas cidades: Rio de janeiro e Paris

Hobby: Tenho tantos hobbies que nem sei o que mais gosto, acho que é ler, mas gosto de tenis, de mergulhar, de esquiar, de atividades físicas…. e me sinto muito próximo ao jovem devido ao meu esporte.Cada fase da vida tem um momento para o esporte, evidentemente que você não vai fazer com a mesma veemência de que fazia antes , mas pode fazer com mas delicadeza o mesmo esporte.

Eu MP, já tive a sorte de esquiar com ele algumas vezes em Gstaad e devo dizer que fiquei muito impressionada e posso testemunhar a sua destreza e habilidade. É impressionante como o professor esquia divinamente bem.

É um grande deleite conversar com este gênio, não só da medicina mas da arte de viver!

MP

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Uma ideia sobre “VALE A PENA VER DE NOVO: ENTREVISTA COM O GRANDE PROFESSOR IVO PITANGUY

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *