VIK MUNIZ e a RIO+20, por Adriana Lacerda

Convidei Adriana Lacerda para nos contar sobre o sensacional trabalho que o artista VIK MUNIZ está fazendo durante a RIO+20 no Museu de Arte Moderna no Rio de Janeiro:

AC

 

Vik Muniz

“Se você já admira o trabalho do artista plástico Vik Muniz, assista ao documentário Lixo Extraordinário e apaixone-se ainda mais pelo seu talento e percepção humana. No documentário, indicado ao Oscar, a arte de Vik mostrou para o mundo a vida dos catadores de lixo do aterro sanitário de Gramacho, no Rio de Janeiro, que gerou polêmica ao anunciar este mês que fechou as portas.

E nesta semana repleta de eventos durante o Rio+20, Vik Muniz criou uma instalação de arte no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, onde reproduziu uma imagem da Baía de Guanabara.

A obra, chamada Paisagem, feita de lixo reciclado, foi transformada em um projeto colaborativo, contando com a ajuda de cidadãos que levaram milhares de peças de “lixo” como garrafas de plástico, papelão, embalagens, latas, sacolas plásticas, etc…

E o interessante é que quem leva material reciclado pode colocá-lo, ele mesmo, na instalação, com a orientação da equipe. E com isto, o artista emana o sentimento de humanidade, de que juntos somos mais do que individualmente. Que cada um tem um papel e pode fazer a sua parte.

Vik comentou que diferente de outras obras onde o artista reserva para si o mérito, neste caso, ele achou mais interessante tornar a obra em uma experiência onde todos fazem parte.

Para ver a paisagem na sua totalidade, é preciso subir uma passarela construída dentro de um galpão que abriga a obra de arte. E perceba, a imagem fica mais nítida na foto que no olho nu.

A instalação é de 30m x 40m, e durou três dias para tomar forma, onde cada dia é completada pelos participantes.

Vik, que é de uma simplicidade e simpatia, disse que não vai mudar o mundo com esta obra, mas criou um espaço de reflexão, fazendo as pessoas pensarem e questionarem o que podemos fazer com materiais que não damos valor.

O lixo, algo feio, pode se tornar em algo belo.”

 

A Ministra da Cultura, Anna de Holanda, e Vik Muniz

 

Adriana Lacerda, do blog Escapismo Genuíno, para o 40 FOREVER

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 ideias sobre “VIK MUNIZ e a RIO+20, por Adriana Lacerda

  1. O maior talento do Vik Muniz é sua sensibilidade e humanidade . Depois de ver ” Lixo Extraordinario ” mudei minha relação com o que uso e jogo fora. É um artista que presenteia nossos olhos e toca nossos corações.
    Sou fã !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *