VISITANDO BRASILIA EM DOIS DIAS PARTE 2

Aqui vai a continuação da visita à Brasilia por Claudia Estrela Porto.

 

No segundo dia comece pelas históricas superquadras SQS 108 e SQS 308, as primeiras construídas, seguindo a filosofia de Lúcio Costa de “Unidade de Vizinhança”, com a Escola-Parque, o Clube de Vizinhança, a Biblioteca e o Posto de Saúde. Caminhe pela SQS 308, apreciando o paisagismo de Burle Mark, além dos prédios residenciais e equipamentos escolares.

 

Visual aéreo das super quadras da asa sul

 

 

308 sul com jardim de Burle Max

 

 

Logo na entrada, você verá uma pequena igreja cuja cobertura inclinada nos faz pensar numa proa de navio, a “Igrejinha”, recoberta de mural de azulejo azul e branco figurativo, de Athos Bulcão. Esta foi a primeira igreja construída em Brasília, mesmo antes da inauguração da cidade, em 1958, como pagamento de uma promessa da primeira-dama Sarah Kubitschek.

 

 

Igrejinha por Claudia Estrela Porto

 

Depois desça até a Avenida das Nações, ao longo da qual se localizam as Embaixadas. A Embaixada da Itália e do México são obras primas de arquitetura. Pegue a Ponte das Garças, atravesse o lago, e visite o Setor de Habitações do Lago Sul, região de classe média alta e rica de Brasília.

 

 

A incrível embaixada da Italia

 

 

Embaixada do México em Brasilia

 

 

Retorne pela terceira ponte, a ponte Juscelino Kubitschek, e vá para o campus da Universidade de Brasília. Inicie o roteiro pela Praça Maior da Universidade, visitando o prédio da Reitoria e a Biblioteca Central. Ao lado da Reitoria, o Memorial Darcy Ribeiro, mais conhecido como “Beijódromo”, do arquiteto Lelé, acolhe o acervo de Darcy, idealizador da universidade. Depois caminhe pelos jardins, delimitado pelo imenso prédio do Instituto Central de Ciências, sem dúvida a construção mais expressiva de Niemeyer para a UnB.

 

 

Ponte Jucelino Kubitscheck

 

Campus da UNB por Claudia Estrela

 

 

Reitoria da UNB por Claudia Estrela

 

 

Termine o dia visitando o Centro Cultural do Banco do Brasil, projeto de Niemeyer, onde sempre há exposições interessantes.

 

 

Centro Cultural Banco do Brasil por Claudia Estrela

 

Espero que este roteiro montado por Claudia ajude vocês a passar dias agradáveis na nossa capital, conhecendo pontos turísticos maravilhosos e se divertindo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 ideias sobre “VISITANDO BRASILIA EM DOIS DIAS PARTE 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *