4 de janeiro de 2012

LINDA EXPOSIÇÃO DE PAINÉIS DE DIEGO RIVERA, NO MoMA!

Minha antenada mãe sempre procurou incutir em nós, “filhos-discípulos”, que um bom livro é a melhor companhia, e o grande luxo é viajar através das artes plásticas. Espertíssima, priorizou o pitoresco por ser, para ela, o “vaso comunicante” ideal para crianças e adolescentes, e neste contexto, conheci os revolucionários “Muralistas Mexicanos”. Ai de nós se não tivéssemos seus nomes na ponta da língua e nossa preferência por um deles, justificada! Sempre tendi por Rivera, pois amo um romance e a arte de Frida Kahlo: valor agregado!

Muralismo é um gênero de pintura executada sobre parede, como o afresco. Ou em painéis montados, como os que esta mostra expõe, e está íntimamente vinculado à arquitetura, já que a explora, enfeitando suas paredes.

Como numa frisa periódica, ele atravessou a história da arte: prenunciado nas pinturas rupestres vai até ao grafitismo, passando pelas lindas paredes pintadas em Herculano e Pompeia, por Giotto e sua revolução conceitual do século XIII, Michelangelo e a badalada Capela Sistina ou Da Vinci e a ‘Última Ceia”, do refeitório de Milão. A cadeia rompe-se com a chegada do individualismo burguês e sua estética da “Personal Art”, que prioriza as telas de cavalete, ideais para as galerias e coleções particulares. Adormecem, então,  os painéis e sua grandiosidade, até ressurgirem, no início do século XX, com força total, mostrando as revoluções populares e a “arte das massas”.

Mas foquemos o México e seus pintores muralistas super stars, Diego Rivera, Clemente Orozco e David Siqueros (e, de raspão, Rufino Tamayo), pois é um deles que nos interessa neste post!

O muralismo mexicano é de inspiração realista e caráter monumental e está intimamente ligado ao contexto social e político do país, no início do século XX: a revolução mexicana de 1910-1920. Como toda arte engajada, ele tem um cunho didático, e para tanto requer visibilidade, precisando de lugares públicos e temas nacionais. Projeta um México moderno e democrático, pintando suas vedetes nacionalistas como a civilização Pré-Colombiana, a revolução político-social sucedida, a cultural, em curso, do Ministro José de Vasconcelos, etc, etc!

Dito isto, vamos ao tema deste post: a exposição “Murals For The Museum Of Modern Art”, de Diego Rivera, no MoMA, que exibe, oitenta anos depois, os cinco murais portáteis que o pintor mexicano fez para sua primeira retrospectiva em NYC, justamente no emblemático museu!

Em 1931, numa parceria espetacular, o recém criado MoMA propõe ao já renomado Rivera pintar, “in loco”, cinco murais portáteis (já que os que fizeram a fama do pintor estão no México, e são intransportáveis). Improvisou-se, numa galeria vazia do museu, um estúdio para sua execução. Auxiliado por dois assistentes, Rivera produziu cinco painéis deslumbrantes, no tempo recorde de seis semanas, sobre temas mexicano, e mais três, no decorrer da bombada exposição, inspirados na Nova York da grande depressão de 1929. São estas maravilhas que estão expostas, mais alguns desenhos do pintor, como o  estudo do grande painel para o Rockefeller Center, e mais e mais.

Reparem que nossos grandes Di Cavalcanti e Cândido Portinari beberam desta fonte e eles dois mais Diego Rivera, na de Picasso: uma espécie de “chaine alimentaire” pictórica…

Programa IMPERDÍVEL pra quem passar por NYC, até maio de 2012! BN
CURTAM FOTOS!

"Indian Warrior", de 1931!
A vedete da expô: "Agrarian Leader Zapata", 1931!
"Sugar Cane", 1931!
Sobre NYC: "Frozen Assets", 1932!

FAÇAM O TOUR VIRTUAL!

LINDA EXPOSIÇÃO DE PAINÉIS DE DIEGO RIVERA, NO MoMA! Read More »

Lorraine Schwartz

Lorraine Schwartz

 

A designer de jóias americana, é a terceira geração de sua familia no business.

Desde 2002, quando Halle Berry adentrou o Red Carpet usando uma de suas criações, virou a queridinha de Hollywood. Olhem quantas coisas lindas para tantas famosas ela criou! Lembram quando Angelina Jolie chegou aos Oscars com essas esmeraldas deslumbrantes? Ninguém queria saber mais quem ia ganhar o que, só se queria saber de onde eram os brincos dela! Brad? Ninguém nem prestou atençãol…

Beyoncé, sua super cliente

 

Jennifer Lopez

 

Jay Z deu este super brilhante para sua super pop star!

 

Blake Lively

 

Os brincos de Amy Adams, LINDOS!

 

A pulseira de Jennifer Lopez

 

O anel de Amy Adams

 

Os brincos lindos de Christina Applegate

 

Kim Kardashian e suas "discretas" jóias...

 

Beyoncé

 

Rachel McAdams

 

Miley Cyrus

 

Miley dose dupla!

 

Amanda Seyfried

 

Beyoncé: Não sei se ela varia mais os cabelos ou as jóias!

 

Taylor Swift

 

Sandra Bullock
Pedra da Lua...Maravilhosa!

AC

Lorraine Schwartz Read More »

CHEZ ANNE

Sempre soube que no “Chez Anne” tinha os melhores salgadinhos do Rio de Janeiro mas descobri com minha prima Cristiana, os sanduíches, que nunca tinha comido.  Jamais ví algo tão delicioso. Recomendo comer o “ORTOLANO” ou o “DELICATO”, são maravilhosos.

E para mim o salgadinho de aipim com carne seca e catupiry não existe…Vale não almoçar e substituir estas delicias por uma refeição!

 

MENU DO CHEZ ANNE
MENU DOS SANDUÍCHES

 

CHEZ ANNE
SHOPPING DA GÁVEA

MP

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CHEZ ANNE Read More »