14 de junho de 2013

SOPINHAS PARA O INVERNO

Logo que me mudei para Brasilia tive a sorte de conhecer este casal maravilhoso Cristina e Carlinhos Garcia que logo fiquei encantada. Cristina sempre recebeu divinamente bem, adorava os jantares em sua casa pois eram sempre originais e deliciosos. No inverno me lembro que ela adorava passar uma sopinha antes de servir o jantar em pequenas xícaras, um charme total! Carlos foi nomeado Embaixador na Espanha e as receitas de Cristina se transformaram em um divino livro de receitas e menus.

E como o inverno está começando, nada melhor do que receitas de sopinhas para esquentar os nossos jantares. Ai vão duas receitas de minha querida amiga a Embaixatriz Cristina Autran Garcia.

Como dizia Brillat Savarin ( texto tirado do livro de Cristina ) um dos maiores gastrónomos de todos os tempos no sec XIX:”Convidar alguém é encarregar-se de sua felicidade durante o tempo em que permanece sob o nosso teto.“maravilhosa esta frase não?

 

Sopa de abóbora

 

SOPA DE ABÓBORA 

Igredientes:

-2 dentes de alho

-2 cebolas picadas

-1/4 de xícara de azeite de oliva

1kg de abóbora madura em pedaços

-2 litros de caldo de carne

-1 colher de sopa de folhas de manjerição picadas

-Pimente do reino

-sal

MODO DE FAZER

Refogar o alho e a cebola no azeite. Juntar a abóbora e o caldo de carne. Abaixar o fogo e deixar cozinhar até que a abóbora fique macia. Passar no liqüidificador, voltar ao fogo, temperar com sal e pimenta e deixar a sopa ficar cremosa. Polvilhar com manjericão na hora de servir. Esta sopa também pode ser servida dentro de mini- abóboras individuais ou até numa grande!

Quando vamos a uma Embaixada estrangeira esperamos sempre saborear pratos típicos de cada pais, por isso Cristiana, que fez o maior sucesso na Espanha, sempre servia especialidades brasileiras como esta sopinha de feijão.

SOPA DE FEIJÃO-PRETO

-Feijão pretro o quanto baste

1 colher de manteiga

-1 cebola

– sal

-pimenta

-queijo parmesão

-pão

MODO DE FAZER

Fazer um bom feijão caseiro. Preparar um refogado com uma colher de manteiga e cebola, juntar o feijão, passar tudo na peneira e levar novamente ao fogo para encorpar. Se ficar muito grosso, dissolver com água ou caldo de carne. Temperar com sal e pimenta. Servir polvilhado de queijo parmesão e com quadradinhos de pão, fritos na manteiga ou no azeite.

Acho que para este fim de semana seria delicioso começar com estas sopinhas…

LIVRO: “Sabores do Brasil”Receitas da Embaixada por Cristina Autran

MP

 

SOPINHAS PARA O INVERNO Read More »

DONA COISINHA

 

 

E pensar que quando tudo começou, Roberta Damasceno ocupava só 50 metros quadrados da Lopes Quintas, o antigo espaço de uma floricultura, ali no Jardim Botânico…

De sete anos pra cá, as “organizações” Dona Coisa não pararam mais de crescer. E a nova aquisição da rua é a Dona Coisinha, que deixou o Fashion Mall para ocupar uma sala de 150 metros quadrados ao lado da “loja-mãe”.

O novo endereço facilita a vida das clientes que frequentam as duas lojas e ainda tem um espaço pensado só para as crianças, com videogame e livros infantis. Isso sem falar na seleção de marcas, mais de 20 !, algumas de tirar o fôlego como Ronaldo Fraga para Filhotes, BB Moderno, Reserva Mini, Serpui Marie e Lili Bag.

 

 

Além das roupas, Roberta Damasceno desta vez capricha nos acessórios e objetos de decoração. É o lugar certo para encontrar aquele presente super original, como as mamuskas de pano de diferentes países, e também o clássico obrigatório, como as poltronas estampadas e almofadas bordadas da designer de interiores Andrea B.

 

AC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DONA COISINHA

Rua Lopes Quintas 153, Jardim Botânico

tel: 21- 3322-1176

 

AC

DONA COISINHA Read More »

AS RUAS DE ISTAMBUL!

 

A linda Istambul, terra de tantas histórias e extrema beleza!

 

Quando vejo, nos noticiários, os últimos acontecimentos na Turquia, meu coração fica muito apertado..

 

Estive lá, ano passado, com minha família. Nesta foto, estão as mulheres de minha casa: Maria rodeada pelas 3 “Isabéis”, Bel, BN e Isabelzinha, nas ruas de Istambul…

 

Sou perdidamente apaixonada por este país intransitivo (veja posts), encruzilhada do mundo, palco de episódios grandiosos da história da humanidade, por onde muitos passaram e passarão: torço, fervorosamente, para que a eterna Constantinopla volte a sorrir.

 

Que a pomba voe por cima deste país mágico que é a Turquia e que a paz volte a reinar por lá!

 

Mistura do antigo com o novo, do passado com o efervescente século XXI, as ruas de Istambul são um resumo desta ópera. Ao perambularmos pela cidade, que é mágica, somos confrontados o tempo todo, com uma doce realidade: ícones do mundo globalizado não sufocaram antigos hábitos urbanos, que seu povo gentil faz questão de preservar, ali e para sempre, conectando o passado com o presente, e não deixando ninguém esquecer que a TURQUIA É FOREVER! Vejam nas fotos… BN

 

DIFERENÇA NA VIZINHANÇA:

 

A tradicional Rua Pera: a mais representativa e animada da cidade!

 

Contraste: Nisantasi, o bairro mias chic da cidade, que poderia ser em qualquer grande cidade européia…

 

DIFERENÇA DE COMÉRCIO:

 

Amo vendedores ambulantes como este: “Kestames” quentinhas no inverno vão muito bem…

 

… Ou este, que nos ofereceu um mingau de baunilha quentinho e delicioso!

 

… E que tal estes dois vendedores, que rezamos pra encontrar todo dia, pois fornecem o chá mais charmoso da face da terra!

 

E que tal este engraxate chiquérrimo, que deu o maior trato na bota da Maria?!

 

Existe também o comércio ultra sofisticado de shopping como este: Instine Park, o mais bombado da cidade!

 

DIFERENÇA NA HORA DE COMER:

 

Sou viciada num suculento kebab, meu almoço, nos dias em Istambul…

 

… Mas não por falta de opção: lá é um celeiro de restaurantes alinhados!

 

CONTRASTE NOS “SHOPPINGS”:

 

O maravilhoso Gran Bazaar, “shopping center” mais tradicional e chic do mundo, e sua arquitetura inesquecível…

 

O interior do Instiye Park: não poderia ser também em Dubai?!

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AS RUAS DE ISTAMBUL! Read More »