AS PÉROLAS DO CATAR EM SÃO PAULO NA FAAP

 

Imagem 5
Um esplêndido colar de cinco voltas graduadas de pérolas combinadas à perfeição, unidas por dois elementos de platina e diamantes. Todas as pérolas são das águas do Golfo. Assinatura Cartier, c. 1930. Coleções da Museus do Qatar.

 

Corram para ver os últimos dias de uma das mais belas exposição sobre pérolas que já ví! ( Só até dia 12 de Outubro).  A FAAP é realmente uma universidade extraordinária, e a qualidade de suas amostras é absolutamente internacional, e tudo isso graças a presidente minha querida amiga Celia Procopio de Carvalho.  Ela é de fato das pessoas mais competentes para escolher e organizar exposições no Brasil. Há anos que sigo seus passos e vejo suas exposições, e realmente a cada vez consegue se superar.

Estão expostas mais de 200 peças – entre joias e obras de arte – mostrando a grande variedade de cores e formas de pérolas naturais e cultivadas. A exposição apresenta o uso das pérolas ao longo dos séculos, tanto no Oriente quanto no Ocidente, como um símbolo de prestígio e riqueza, as variações de gostos em diferentes culturas e as mudanças no design de joias com pérolas.

 

_FER3272
A diretora estratégica de Relações Culturais do Qatar, Safiya Saif Al Hajari, a presidente do Conselho de Curadores da FAAP, Celita Procopio de Carvalho, e o Embaixador do Qatar, Mohammed Al Kayki.

Reparem a beleza da apresentação desta exposição que trouxe até com os cofres do Catar!

_PZS4521

Não é uma beleza?

Imagem 7
Par de brincos de Elizabeth Taylor assinado pela Bvlgari, 1972. Coleções da Museus do Qatar.
Imagem 6
Broche Salvador Dali.

 

Broche “Labios de Rubi” de Salvador Dali. 

Entre 1941 e 1970, Dalí desenhou 39 peças de joalheria refinada. A princípio incumbiu Carlos Alemany de concretizá-as. Mais tarde pediu a outro amigo, Henryk Kaston, que continuasse criando essas joias de arte especiais, incluindo esta peça. Dizem que os lábios são inspirados na atriz norte-americana Mae West. Pérolas cultivadas e rubis. Nova York, 1970. Coleções da Museus do Qatar. © Salvador Dalí, Fundació Gala-Salvador Dalí, AUTVIS, 2014.

 

Imagem 8
Um raro tesouro: a variedade de pérolas, de diversos moluscos. Coleções da Museus do Qatar são realmente únicas no mundo!
_FER3123
Uma das salas extraordinariamente bem apresentadas!

 

Esta sala mostra o cultivo das pérolas e sua produção em escala industrial, iniciada por Kokichi Mikimoto no Japão. Mikimoto desenvolveu com êxito a tecnologia necessária para fazer pérolas a preços acessíveis a um grande número de mulheres. Hoje em dia, no leste da Ásia e nos mares do sul, é possível ver pérolas cultivadas em grande variedade de cores.

 

_FER3077
Cada móvel deste é um cofre forte com sua espetacular joia.

Estou falando sério é o melhor programa para se fazer em São Paulo. Eu fiquei totalmente deslumbrada!

_FER3065
Esta é a sala de projeções onde é explicado a pesca das ostras no fundo do mar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AS PÉROLAS DO CATAR EM SÃO PAULO NA FAAP Read More »