Outro dia estive na Basileia (Basel na Suiça), onde a cada ano acontece a famosa feira de arte contemporânea.
Me hospedei naquele hotel maravilhoso chamado “Le Grand Hotel les Trois Rois”, às margens do rio Reno, onde meu quarto tinha a vista mais deslumbrante que já vi, dando direto para o rio.

Que vista maravilhosa! Me senti no secúlo XVIII, como se o tempo tivesse voltado, até chegar na fundação Beyeler, onde a modernidade da arquitetura do grande Renzo Piano me fez voltar aos tempos modernos.
Esta fundação é um lugar mágico para apreciadores de arte, aliás fui a mando de meu irmão Mariano que é um grande ” connaisseur “.
Chegando lá fiquei impressionada com coleção de Ernst Beyeler! Ele concretizou o sonho de muitos colecionadores.
Antes de tudo, Ernst foi um famoso marchand, e aos poucos começou a perceber que não conseguia mais vender por dinheiro algum certas obras, pois estava totalmente apaixonado e não poderia viver sem elas. Acho que o sentimento de colecionar nasce exatamente neste momento.
O catálogo que comprei na Fundação conta um episódio muito divertido quando o Barão Thyssen e sua mulher, grande colecionadores, foram visitar a galeria e quiseram comprar a todo custo o tríptico “Nymphéas”, de Monet, e Ernest não quis vender.
O Barão na época não entendeu como um marchand não queria vender seus quadros. Alguns anos depois o galerista tinha virado colecionador e em 1997 inaugurou este templo de arte onde se encontra o que há de melhor no mundo.
Sua coleção vai do impressionismo tardio -Cézanne,Van Gogh, Monet, passando pelo cubismo- Picasso, Braque, Miró, Matisse, Klee e Picasso.
Esculturas de Giacometti maravilhosas, Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Bacon, Rothko, Newman, Kandinsky…
É uma viagem ao mundo das artes, absolutamente imperdível!
Clique AQUI para ver que lugar privilegiado! VALE A PENA!
MP
