VALE REVER “AMSTERDAM & ARREDORES: ROTEIRO PARA UMA LINDA VIAGEM”!

Pousando em Amsterdam: Linda desde o primeiro minuto!

Pousando em Amsterdam: Linda desde a primeira vista!

 

Embarquei, em setembro passado, para mais uma divina aventura sob a batuta de meu querido mestre Rafael Fonseca e sua agência Vira, especializada em roteiros musicais & culturais: Foi das melhores viagens da minha vida.

 

Vista do meu quarto no elegante Hotel De L'Europe!

Vista do meu quarto no elegante Hotel De L’Europe!

 

Enquanto fechava a mala, ouvi dizer que duas semanas em Amsterdam, tempo de nossa estada, seria demais… Pois, se Deus quiser, voltarei pro muito que não vi.

 

Meu mestre de música clássica e guia predileto, Rafael Fonseca!

Meu mestre de música clássica e guia predileto, Rafael Fonseca!

 

Super bem acompanhada por amigas queridas, os dias foram dedicados às artes e turismo e as noites à música de primeira categoria, executada pelos grandes intérpretes da atualidade, numa das salas de concerto mais lindas da Europa e, certamente, a de melhor acústica: Concertgebouw… Anotem no caderninho.

 

Em C, uma das salas de concertos mais linda da Europa!

Em Concertgebouw: Uma das salas de concerto mais linda da Europa!

 

Cidade deslumbrante e uma das encruzilhadas da Terra, Amsterdam é alegríssima, civilizada, cosmopolita e, sobretudo, acolhedora. Seu povo, educado e fraterno, faz qualquer turista sentir-se em casa- E que casa: Sonho que se vive acordado!

 

Detalhe da linda arquitetura do Museu van Gogh!

Detalhe da linda arquitetura do Museu van Gogh!

 

Perder-se por suas encantadoras ruas, recortadas por canais bordeados pelas fachadas mais lindas do planeta, é obrigatório: Além de ser uma verdadeira delícia, nos dá a ilusão de sermos parte deste cenário quase irreal.

 

Flanar pelas ruas de Amsterdam é divertidíssimo: Cada esquina uma atração!

Flanar pelas ruas de Amsterdam é divertidíssimo: Cada esquina uma atração!

 

Seus museus, todos reformados e reinaugurados, bombam, com acervos de tirar o chapéu. E não é pra menos já que aí nasceram monstros sagrados como Rembrandt, Vermeer, Frans Halls, Van Dick, Van Gogh, Mondrian, só pra falar dos “carros chefes”.

 

Dos maiores privilégios turísticos e culturais: Ser guiada pelo divino Mestre das artes, Fabio Cipriano!

Dos maiores privilégios turísticos e culturais: Ser guiada pelo divino Mestre das artes, Fabio Cipriano!

 

Pausa pra contar um dos grandes privilégios turísticos que tivemos, neste roteiro holandês, e que foi incorporado a alguns passeios com Rafael: Nosso guia, pelo sacro império das artes plásticas, foi nada mais nada menos que o grande Fabio Cipriano, das maiores autoridades do Brasil no assunto que, junto com Fonseca e suas palestras providenciais antes dos concertos, formaram uma dupla imbatível. Não há ignorância que resista a este dois!

 

Com "las niñas" e Ricardo Oemar, nosso guia pela Holanda. Em breve, post sobre ele!

Almoçando com “las niñas” e Ricardo Oemar, nosso guia pela Holanda: Sabe tudo. Em breve, post sobre ele!

 

Voltando à graciosa Holanda, montamos nossa base em Amsterdam e, nos dias livres, cruzamos as curtas distâncias do país, atrás de seus tesouros, a bordo da frota do super Ricardo Oemar, empresário/motorista/guia turístico de mão cheia, que tivemos a sorte de conhecer graças à gentileza de meu querido Rafael: Ele merece um post, aguardem!

Listo, a seguir, o que mais me encantou pra quem quiser um esboço de roteiro. BN

1- Os Museus: O basicão, aliás nada básico, nos levou à quatro ícones: Museu Van Gogh; Museu Stedelijk: Museu Boijmans; Museu Boijmans van Beuningen (Este em Roterdã)

2- Kröeller Müller: O Inhotim holandês. Situado a duas horas de Amsterdam, é um “must go”, seu jardim de escultoras deslumbrante e almoçar de baixo das árvores, adorável… Reza pra fazer sol!

 

Vejam a beleza do jardim de esculturas do museu Kröeller Müller, dica da antenadérrima amiga Dea Backheuser!

Vejam a beleza do jardim de esculturas do museu Kröeller Müller, dica da antenadérrima amiga Dea Backheuser! Post em breve…

 

3- “Priavate Boat Tours: Almoce ou jante (mais romântico) navegando pelos canais de Amsterdam num cruzeiro organizado pelo impecável “Private Boat Tours”: É literalmente imperdível. O chiquérrimo barco vai parando nas melhores cozinhas da cidade e nos servindo de seus mais gloriosos quitutes. Para cada parte da refeição, um endereço novo… Luxo só!

 

Nosso elegantérrimo comandante: Este tour é imperdível!

Nosso elegantérrimo comandante: Este tour é imperdível! Desta vez, foi minha amada Claudia Ferraz quem soprou a dica!

 

4- Zanzar pelo boêmio “De 9 Straatjes” ou “The 9 Streets”: Melhor que pão com ovo caipira!

5- “Museum of Bags and Purses”: Como ninguém é de ferro, uma certa “hora do lanche” cai muito bem, e esta jóia do ramo das bolsas é imperdível.

 

IMG_9167

Este é o Museu Tascher só sobre as nossas preciosas… bolsas! Tem cada pérola inimaginável. Post em breve!

 

6- Delft: A hora e meia de Amsterdam, Delft é a capital da porcelana deutch e o passeio adorável. Saímos direto para a fábrica e depois almoçamos “by the river”: Por lá os canais também pontificam.

 

Na praça principal da feérica Delft: Visitar a fábrica de porcelana e almoçar por lá foi um programaço!

Na praça principal da feérica Delft: Visitar a fábrica de porcelana e almoçar por lá foi um programaço!

 

7- Moinhos de vento: Passeio lindo para a Holanda do nosso “imaginarium”; seus moinhos de vento são atração encantadora. Se der tempo, vai conhecer uma fábrica de tamancos de madeira. Amei!

 

IMG_7378

É lindo o campo holandês: Aqui fazendas com seus moinhos!

 

IMG_8994

Tamancos de madeira pintados, que eu não via desde a febre carioca da loja “Smuggler”… Quem lembra?!

 

8- De Librije + De Waanders: Localizado na pacata cidade Zwolle, De Librije é o único e maravilhoso 3 estrelas do país (Rafael reservou a mesa do chefe, em plena cozinha, e deu para seus seguidores este presente inesquecível, almoçar sob o comando do chefe. Pra fazer a digestão, flanamos até nos depararmos com a livraria mais arrebatadora que conheço. Post em breve!

 

Posando pro 40Forever, o chefe três estrelas Jonnie Boer, que junto com a mulher Theresse, arrasam. Vale a pena a ida a Zwole!

Posando pro 40Forever, o chefe três estrelas Jonnie Boer, que junto com a mulher Theresse, arrasam. Vale a pena a ida a Zwolle!

 

Pra fazer a digestão, nada melhor que zanzar por Zwolle: Deparar-se com esta igreja que virou livraria, por exemplo, é sensacional!

Pra fazer a digestão, nada melhor que zanzar por Zwolle: Deparar-se com esta igreja que virou livraria, por exemplo, é sensacional!

 

9- BRUGES: Pra quem não conhece uma das jóias da coroa belga, eis uma grande oportunidade: A duas horas e meia de Amsterdam chegamos a uma das mais charmosas cidades européias, trafegando por estradas lindas e seguras. Vale a pena. Chegando lá, deixe a vida te levar. Você não vai se arrepender!

 

Vejam o visual de um dos parques da bucólica Bruges, na Bélgica: Dá pra ir passar o dia!

Vejam o visual de um dos parques da bucólica Bruges, na Bélgica: Dá pra ir passar o dia!

 

CONTATOS:
RAFAEL FONSECA E AGÊNCIA VIRA
KRÖELLER MÜLLER MUSEUM
PRIVATE BOAT TOURS
THE 9 STREETS ROYAL DELFT EXPERIENCE
MUSEUM OF BAGS AND PURSE (TASSEN MUSEUM)
DE LIBRIJE

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *