ABRE HOJE A EXPOSIÇÃO DE ERWIN BLUMENFELD NA FAAP

 

Imagem 22

Capa da Haper’s Bazaar de Novembro 1942

 

Hoje inaugura mais uma imperdível exposição na FAAP em São Paulo. A exposição Blumenfeld Studio: New York 1941 – 1960 joga luz sobre um dos fotógrafos mais influentes do século XX, o alemão Erwin Blumenfeld (1897 – 1969), e os trabalhos mais relevantes de sua carreira. Autor de extensa produção em 35 anos de trabalho, Blumenfeld ganhou a atenção mundial no pós II Guerra nos EUA, em um contexto de crescimento econômico e de dinamismo da imprensa.

A exposição já foi apresentada na França, Alemanha, Inglaterra, Itália e China e agora, para nosso deleite total, no Museu de Arte Brasileira da FAAP.

 

Imagem 18

 

Blumenfeld fez sua primeira viagem à Nova York em 1939, após seu ensaio de fotografias de moda na Torre Eiffel, voltou a Paris como fotógrafo correspondente da Harper’s Bazaar. Em 1941, depois de um ano preso em um campo de concentração na França, ocupada pelos alemães, mudou-se para Nova York com a família. Lá, contratado pela revista Harper’s Bazaar, colaborou com Carmel Snow, Diana Vreeland em ensaios de moda, e depois de três anos já se tornara um dos fotógrafos mais famosos e bem pagos nos EUA, considerado pelo New York Times como “um líder excepcional em fotografia criativa”.

 

Imagem 21

Capa do Vogue de maio 1953

Imagem 16

Capa Vogue US 1951

 

Outro destaque de sua carreira nos Estados Unidos foi sua parceria de 15 anos com a Vogue e Alexander Liberman, então diretor editorial da revista. Juntos, publicaram mais de 50 capas, incluindo retratos de grandes modelos e personalidades, como Babe Paley, Dovima, Jean Patchett e Carmen Dell’Orefice. Também trabalhou regularmente com outras revistas americanas de moda, como Cosmopolitan (para a qual fotografou Grace Kelly, em 1955) e Life Magazine, além de produzir grandes campanhas publicitárias de moda e beleza para clientes como Dior, Elizabeth Arden, Max Factor, L’Oréal e Helena Rubinstein.

 

Imagem 17

“Soutenez la Croix rouge”Vogue 1945

Imagem 27

 

Em Nova York, em alguns anos, tornou-se um dos mais famosos fotógrafos de moda dos EUA. Continuou a trabalhar em moda e publicidade até o início dos anos 1960, quando começou a dedicar seu tempo a escrever sua autobiografia, “Eye to I” que foi um grande sucesso. Para a grande tristeza da imprensa e do mundo da arte, ele morreu em Roma, em 1969.

Posso afirmar que uma visita a FAAP para ver esta exposição é certamente um dos melhores programas de São Paulo! MP

Blumenfeld Studio: New York 1941 – 1960

Vernissage: 28 de outubro de 2014– imprensa e convidados.
Período de visitação: 29 de outubro de 2014 a 18 de janeiro de 2015.
Horário: De terça a sexta-feira, das 10h às 20h
Aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h
(Fechado às segundas-feiras, inclusive quando feriado)
Entrada: gratuita
Local: MAB-FAAP
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Prédio 1 – Higienópolis
Informações: (11) 3662-7198
Agendamento de visitas educativas: (11)3662-7200

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 ideias sobre “ABRE HOJE A EXPOSIÇÃO DE ERWIN BLUMENFELD NA FAAP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *