ARROZ DE MEXILHÃO: PRA VIVI ROCHA!

 

Os ingredientes para este "primo longe" da paella!

Este post é em homenagem à queridíssima do BLOG, Vivi Rocha, que me pediu uma receitinha pra almoço em Angra, durante o carnaval: seu pedido é uma ordem fofa, com carinho e muito afeto…

ARROZ DE MEXILHÃO!

Este arroz de mexilhão é igualzinho a qualquer outro, a não ser por uma inspiração que tive e que deu super certo, fazendo muita diferença: em vez de arroz branco Basmati, que usávamos anteriormente, misturamos arroz vermelho com o negro e a “liga” super funcionou, pois seus grãos são mais porosos: apuraram o gosto do marisco e temperos, de uma  forma surpreendente. Vamos à receita:

INGREDIENTES:
1/2 quilo de arroz vermelho, marca Rezende (Zona Sul);
1/2 quilo de arroz negro, marca Rezende (idem);
3 quilos de mexilhões;
1 litro de vinho branco;
1 cabeça de alho amassada;
4 cebolas grandes picadas;
6 tomates grandes, maduros e descascados e picados em pedaços pequenos;
2 pimentas dedo de moça;
2 tabletes de caldo de legumes da Knoor;
4 molhos de coentro;
1 molho de cheiro verde;
3 folhas de louro;
Azeite, sal e pimenta do reino a gosto.

PREPARO:
Antes de mais nada, é fundamental retirar o intestino do mexilhão (parte escura e esverdeada), pois ela é tóxica.
Lavar o arroz negro e refoga-lo, em 2 colheres de azeite e 1 tablete do caldo Knoor. Repetir o processo com o arroz vermelho, separadamente. Reserve-os.
Refogar o alho, a cebola, o tomate, o louro, metade do coentro e o cheiro verde, em um pouco de azeite. Juntar o mexilhão ao refogado e deixar cozinhar por uns 15 minutos, mexendo, delicadamente, e regando sempre, com o vinho branco, para não grudar no fundo da panela.
Junte, numa panela, os dois tipos de arroz e misture-os. Acrescente os mexilhões, a pimenta dedo de moça, o restante do coentro e do vinho branco. Abaixe o fogo e deixe cozinhar, por 10 minutos e “that’s all folks”!

Vivi, Angra inteira vai sentir o cheiro do seu almoço e virá bater à sua porta… Ponha água no feijão e depois me conta! BN

Arroz de mexilhão: pronto pra servir!

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 ideias sobre “ARROZ DE MEXILHÃO: PRA VIVI ROCHA!

  1. Meninas, adorei o blog de vocês.Simples e carismático – é difícil fazer o Simples!
    Adoro fazer arroz de mexilhão e êste me surpreendeu – a mistura de “tipos ” é puro charme e gostosura. Fiquei feliz em constatar que o mexilhão é eviscerado – sempre fiquei chocada em ver que a maioria dos restaurantes não o faz ( sou gaúcha e passo o verão em Santa Catarina).Também possuo um blog e estou aprendendo com vocês. Bjos!

  2. Bel, criei coragem e vou fazer esse arroz. Aqui em casa morrem de medo de moluscos e etc por não estarem frescos. Mas agora acho q consegui um fornecedor maravilhoso (peixeiro Fábio 9669-5229) Vamos ver. Como é essa de eviscerar o bichinho ? É fácil ? Q medo …
    PS como eu faço para receber as respostas de vcs ? Tem como ‘alertar’ a gente ? Às vezes eu esqueço em que post eu comentei… Eu marco o ‘notify aqui embaixo mas ñ chega nada. Bjo

    • Pois é minha querida, a gente não consegue fazer um link entre nossas respostas e vcs leitores porque, no meio, tem o WordPress que interrompe esta conexão. Mas vou tentar te avisar por email, como agora. Quanto aos mexilhões, põe pra ferver num panelão com água e um pouco de sal. As cascas vão abrir. Daí vc pega o molusco, tira fora, com uma faquinha, os intestinos (cinzas), abra-os e tire também (corte) uma espécie de “cabelo”que ele tem internamente, e aí segue a receita. Eu já os compro limpos. Muito obrigada pelo telefone do peixeiro. Foi pro meu caderninho. Bjs da BN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *