ECCO: ESPAÇO CULTURAL CONTEMPORÂNEO de Brasilia

 

Imagem 45

Espaço Cultural Contemporâneo – ECCO, é o principal centro de arte contemporânea e arte educação na capital do país, que este ano completa 14 anos. Foi uma iniciativa pioneira na cidade e que se mantém viva com programação intensa de alta qualidade.
Criado em 2000 pela competente Karla Osorio, e desde 2009 dirigido por sua irmã Diva Maria, o centro tem equipe super ativa que mantém o local como uma referência nacional e internacional, pela qualidade da programação e da gestão hiper diferenciado na cidade. Está localizado no shopping mais glamoroso da cidade o Iguatemi de Brasilia.

 

Imagem 40 Imagem 42
Desde sua criação mais de 1.000 artistas e 50 curadores participaram de exposições individuais ou coletivas no espaço, para citar apenas alguns mencionamos os seguintes: – Cildo Meireles, Vik Muniz, Rosângela Rennó, Hélio Oiticica, José Damasceno, Nazareno, Miguel Rio Branco, Mario Cravo Netto, Artur Lescher, Sebastião Salgado, Brígida Baltar, Carlito Carvalhosa, Gabriela Machado, Claudia Jaguaribe, Marcelo Solá, Farnese, Robert Polidori e muitos outros.
Dentre os curadores, destacamos: Ligia Canongia, Moacyr dos Anjos, Paulo Herkenhoff, Marco Antonio Vieira, Fernando Cochiaralle etc..

 

Imagem 48
Em sua trajetória, o espaço recebeu mais de 1,7 milhões de visitantes e serviu como catalisador de talentos expondo a obra de mais de 1.000 artistas brasileiros e estrangeiros, capacitou mais de 6.000 professores e educadores e recebeu centenas de milhares de alunos, principalmente da rede pública de ensino. ( foto acima )

 

Imagem 52

Obra de Gauthier D Ydewalle

 

A nova mostra é uma coletiva com mais de doze artistas e se chama “Decifrações” ,tem obras incríveis, inclusive de “mestres” como Artur Barrio e Daniel Senise – dois dos mais importantes artistas brasileiros com obras em museus do mundo todo e participação em Bienais internacionais – , que há muitos anos não apresentam nada em Brasília, ao lado de jovens artistas, inclusive dois ótimos da cidade – Luciana Paiva e Virgílio Neto. A mostra estará aberta ao público até 29 de junho de 2014 e é um grande programa a se fazer na capital.

 

Imagem 41

O curador Mario Gioia e com Karla Osório e Guilherme Magaldi

Imagem 43

O Embaixador da Bélgica Jozef Smets com o consul Nádia e o artista belga Gauthier D ‘Ydewalle

Imagem 53

Livro vermelho de Raquel Kogan

Imagem 46

Daniel Escobar

Imagem 49

ECCO

SHIN CA 4 Loja 143 1o piso – Shopping Iguatemi Lago Norte Brasília/DF CEP: 71503-504 Brasil

telefones: +5561. 34681262 ou 34681152 celular: +5561. 99642103 www.eccobrasilia.com.br

FB /eccobrasilia; Twitter @ecco_oficial or Instagram @eccobrasilia.

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *