FREUD X JUNG X SABRINA SPIELREIN = FILMÃO!

 

 

Acabei muito bem minha maratona do Festival do Rio 2011, assistindo ao interessante “Um Método Perigoso”: Foi o único, dos filmes que vi, aplaudido no final! Não recebeu ovação porque não se trata de obra prima mas é, certamente, uma joinha nascida da adaptação da peça “The Talking Cure”: Por isso, quem brilha são os maravilhosos diálogos de Freud X Jung, típico de texto bem importado do palco!

O diretor canadense David Cronenberg passeia pela convivência conflitada de Freud (Viggo Mortensur), seu discípulo Carl Jung (Michael Fassbender) e o da musa deles  Sabina Spielrein (estridentemente interpretada por Keira Knightly e suas caretas), mostrando o desenvolvimento da técnica psicanalítica freudiana e a contrapartida Junguiana, “a cura pela palavra”, concentrado a narrativa no “case”que dá motivo ao filme: O envolvimento médico, sexual e psicológico de Sabina com Jung, que teve Sigmund Freud completando o triângulo, como o terapeuta dos dois. O sensacional é que este trio de psicanalistas surreal formula, na nossa frente e como aconteceu na vida real, a teoria da transferência e contratransferência, isto é, decodifica o “romance”/relacionamento/envolvimento do médico com o paciente.

No mais, o visual primoroso da Belle Époque vienense, divinamente reproduzido com suas lindas roupas de renda, a elegância de seus palacetes, a cuidada reprodução da casa/consultório de Freud, enfim visu pra lá de caprichado!

Esperando o que?! Larga este sofá que nem jogo tem hoje e vá pro cinema ver se eu tenho ou não razão. Depois, choppinho no nosso bom Bar Lagoa, que ninguém é de ferro: Tudo de mara! BN

CLIQUE AQUI PARA CURTIR O TRAILER!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 ideias sobre “FREUD X JUNG X SABRINA SPIELREIN = FILMÃO!

  1. Bebel, amada, não assisti o filme (ainda) mas além do que vc disse tão corretamente, gostaria de acrescentar que Sabina Spielrein escreveu a teoria sobre o estado de Nirvana, importantíssima semente para o que depois Freud desenvolveu como o Princípio do Prazer e, bem mais tarde, podemos ver sua influência acerca da pulsão de morte (marco fundamental na segunda fase da teoria freudiana.
    Depois q assistir, dou mais pitacos… rsrs
    Adorei a análise, BTW.
    Beijos!

    • Bibi querida
      Genética é tudo nesta vida! Vc é uma princesa e traz consigo a inteligência e cultura de seus pais, meus queridíssimos amigos! Noves fora que sem Bob Medici não vou nem à Niterói! Bjs e volte depois do filme assistido… Aliás, volte sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *