LOS ROQUES, por TININHA MACHADO COELHO!

 

 

Desliguem a TV, esqueçam o cinema, apertem os cintos e preparem-se para embarcar nesta LINDA viagem, narrada e fotografada por nossa querida TININHA MACHADO COELHO, destino: LOS ROQUES! Programão para este domingo!

AC

 

Tininha Machado Coelho na pracinha em Gran Roque

 

“Descobri esse lugar incrível com duas filhas de amigas minhas que foram passar o carnaval lá…
Quarenta e duas ilhotas e “cayos”, e 300 bancos de areia, fazem de Los Roques um dos lugares de praia mais espetaculares que já vi!

Localizada nas Pequenas Antilhas, Los Roques é território da Venezuela. Com mais ou menos 40 km², é considerado o maior parque marinho da América Latina! Possui uma estrutura de atol, com 2 barreiras de coral que protegem o arquipélago das correntes fortes.

 

É daí que as lanchas saem, geralmente, pros passeios todos os dias.

 

São muitos os pelicanos… que convivem amigavelmente com “nosotros”

 

Los Roques visto do mar…a construção a direita é um farol de onde se vê o por do sol

 

Uma das lanchas que levam as pessoas para as praias

 

Cayo de Agua uma das praias mais bonitas de Los Roques

 

Sarqui um pit stop na volta de Cayo de Agua porque é muito longe … bom pra snorkel!

 

As lanchas chegam às 5 horas da tarde

 

Pelona de Rabusqui, Palafita no meio do mar onde moram pescadores no banco de areia

 

Incrível… olhem os caras pescando no meio do nada com água pela canela!

 

Foi de Los Roques que o herdeiro da Missoni desapareceu num aviãozinho bimotor no dia 4 de janeiro 2013…e quando vi as pousadas muito simples, eu quis descobrir aonde ele tinha se hospedado, e é claro que a Pousada era uma graça e completamente diferente das outras!  Fica a dica: La Gotera! São 5 quartos com ar condicionado, em frente a única “praia” de Los Roques, toda transada e como todas as outras é também de um italiano. Vi mais duas que são também boas: a Acuarela (11 quartos), que tem até um premio da Condé Nast, e a Natura Viva (16 quartos). O sistema de quase todas é all-inclusive e a comida de todas é maravilhosa! Recomendo tambem um drink ou um jantarzinho no El Canto de la Ballena, restaurante muito simpático em frente a essa praia onde chegam os barcos em Los Roques.

 

 

Uma das ruas

 

Los Roques a seus pés vista do farol

 

 

O farol da onde se vê o por do sol

 

Um pouco antes do por do sol

 

Crasqui, a praia do restaurante Juanita, onde comi a melhor lagosta da minha vida!

 

Pra quem gosta de lagosta…

 

Madrizqui, a praia mais perto de Gran Roque que é o nome da ilha onde se fica.

 

Gran Roque visto do mar

 

Calma, não é bandido!!! É um dos barqueiros !! São eles que levam as pessoas na praia e o “banquinho”, é onde ficam as bebidas e o lanche / almoço que as pousadas preparam para o dia na praia!

 

Dicas: o avião que leva pra Los Roques é pequeno (+ ou – 40 lugares), a mala tem que ter 10kg, o que não é pra se desesperar, porque em Los Roques você passa a maior parte do tempo na praia, e de noite um short, bermuda, vestidos leves ou calças de malha fria e camisetas…e sandalias Havaianas (no maximo uma rasteirinha que vai ficar prejudicada, lembrem-se que as ruas são de areia!).

A vida começa cedo! Às 9hs, 9:30, as lanchas já estão saindo. O jantar nas pousadas é servido mais ou menos às 20 horas; depois uma voltinha na “cidade” pra digestão, tem uma ” night” perto do La Gotera que acaba cedo, tipo meia-noite.
O cambio na Venezuela é muito louco… no oficial é 1 dólar = 6,28 bolivares, no cambio negro US 1 = 15 a 20 bolivares, e os cambistas podem ser desde o motorista de taxi, ao farmaceutico!!! Tem que tomar cuidado porque parece que tem muita nota falsa e faz mais ou menos uma continha porque se sobrar muito bolivar você não consegue trocar por dólar de novo…Os gastos em Los Roques são: uma taxa que voce paga no “aeroporto” para a conservação do Parque Nacional Archipielago Los Roques, que é no cambio oficial o equivalente a US 30…A eletricidade é 110 V,  a tomada é a americana e o fuso horário, o mais estranho ainda: 1 hora e meia a menos! Tem uma taxa de embarque também que  paguei junto com a passagem mas teve uma diferença pouca no aeroporto que paguei em dolar com o troco em dolar tambem…Em Los Roques está tudo incluido mas algumas praias longe eles cobram ente 100 /120 bolivares por pessoa … e a lagosta … 4 kg de lagosta pra 3 pessoas que é muita coisa, custou uns US 100 = 1500 bolivares ( cambio que troquei). Me avisaram que era pra levar o certificado da vacina de febre amarela, mas ninguem me pediu nada; não custa nada levar… Ah!, importantissimo pra quem quiser conhecer esse paraíso: não marcar na volta ao Brasil algum compromisso serio nos 2 dias seguintes, porque o avião pode não ir até Los Roques!  O nosso, por exemplo, teve um problema e não foi.  A companhia aérea Aerotuy arca com as despesas de uma pousada que nem tenho adjetivo pro que era…. abaixo da critica… Voltamos pra nossa pousada que já não era nada demais e pagamos mais uma noite. Os voos internacionais eles resolveram só esqueceram o trecho SP- Rio mas a TAM mesma resolveu. Ofereceram 2 lugares num bimotor mas como teve o caso do Missoni, não aconselho!! Eu levaria tambem máscara e snorkel. Lá tem pra alugar, mas eu prefiro levar a minha! De resto é só muito filtro solar! As pousadas tambem oferecem o serviço de cadeiras e guarda sol!

TININHA MACHADO COELHO para o 40 FOREVER

 

AC

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

18 ideias sobre “LOS ROQUES, por TININHA MACHADO COELHO!

  1. que show de post! mas tb escrito
    por alguem do talento, do bom gosto e do quilate – aliados à arte de escrever muitissimo bem
    com um portugues maravilhoso , a propria purista – da querida Tininha Machado Coelho, nao eh surpresa. O 40 Forever ja eh pra la de competente com vcs ne AC, e ainda convidam uma escritora nata double de viajante “praticante”, aí mesmo eh que nao tem pra ninguem! parabens para todas principalmente para vcs duas , AC e Tininha❤ esse post! Los Roques, vc eh a minha proxima parada! com todas essas dicas for sure! bjbj

  2. AC, Parabéns pelo excelente post sobre Los Roques cujo clareza do texto lembra as águas transparentes desse Paraíso. Lendo-o, a gente se vê tomando banhos inesquecíveis nas águas turquesas.
    VK

  3. adorei o post, estou louco para conhecer. fiquei lendo e me imaginando[ nesse calor] dentro daquele mar maravilhoso…. show de bola, parabens tmc e ac, grande time….. bjs

    • Marcia , fiquei em Los Roques 4 dias mas daria pra ficar uma semana mole….não fiz com nenhuma agencia pq foi um amigo venezuelano do Vincent que reservou tudo.Mas não deve ser dificil… meu agente é o Henrique Jaimovitch da Plantel 32069800 esse sabe tudo!!! e se vc for não esqueça q a melhor pousada disparada é a La Gotera …depois Acuarela (mas nnao vi o quarto) e depois Natura viva que tb não vi ..as outras são muito rusticas com pouco ou quase nenhum conforto .Eu tenho um lado aventureiro por isso consegui ficar na minha que era muito ruinzinha…espero ter ajudado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *