MIA COUTO e VISTA ALEGRE, por ADRIANA LACERDA

A querida ADRIANA LACERDA, que já nos prestigiou com dois post aqui no 40 FOREVER, volta hoje com mais um dos seus interessantíssimos relatos!

AC

 

 

Conheci na minha recente viagem à Maputo, capital de Moçambique, uma peça Vista Alegre que realmente chamou minha atenção.

A empresa portuguesa, referência em porcelana, está nas refeições e decoração de quem aprecia uma mesa bem posta e uma casa elegante (e claro, nas listas de presentes de muitos noivos).

Por sinal, já viram a nova coleção da Vista Alegre com Christian Lacroix?

O vaso de porcelana da Vista Alegre que tanto gostei em Maputo faz parte da coleção limitada chamada 1+1=1. Esta (in)equação prestigia diversas artes em uma coleção só. São os grandes nomes da pintura, ilustração e literatura que são celebrados.

O vaso é da Vista Alegre, a pintura é do artista moçambicano Chichorro, conhecido por suas pinturas e ilustrações vivas, emblemáticas do país e ele vem com o livro “Mar me Quer” de Mia Couto, publicado em 1998, um dos mais contemplados do autor.

Além de considerado um dos escritores africanos mais importantes, Mia Couto é o escritor moçambicano mais traduzido. Suas obras são verdadeiras poesias, com o talento de escrever na língua portuguesa com narrativa africana e uma sensibilidade única. 

Esta é uma poesia marcante de Mia Couto:

Preciso ser um outro
para ser eu mesmo

Sou grão de rocha
Sou o vento que a desgasta

Sou pólen sem insecto

Sou areia sustentando
o sexo das árvores

Existo onde me desconheço
aguardando pelo meu passado
ansiando a esperança do futuro

No mundo que combato morro
no mundo por que luto nasço

“Raiz de Orvalho e Outros Poemas”

 

O vaso “Mar me Quer” é a segunda peça coleção 1+1=1 de edição limitada que conta com apenas 1.000 peças exclusivas.

A primeira foi o vaso “Filho de Mil Homens” também batizado pelo livro homônimo do escritor e artista plástico Valter Hugo Mãe (angolano, radicado em Portugal). Este é outra obra prima da literatura. A ilustração da peça é de João Vaz de Carvalho.

Para ambas peças, os escritores foram quem escolheram os pintores/ilustradores que melhor interpretam suas palavras em forma visual.

A loja da Vista Alegre de Maputo foi inaugurado em março de 2013.

O vaso em Portugal custa 170,00 €    

 

Para outros posts de ADRIANA LACERDA no 40 FOREVER, clique AQUI e AQUI!

 

Vista Alegre
Av. 24 de Julho,1550, 1º andar, Loja 1F
Maputo, Moçambique

Loja do Chiado – Largo do Chiado, 20/23
Lisboa, Portugal
+351 21 346 1401
www.vistaalegreatlantis.com

Adriana Lacerda é viciada em viajar, foodie curiosa, exploradora incansável e leitora voraz. Os relatos de sua passagem por mais de 40 países estão no seu blog Escapismo Genuíno: http://www.escapismogenuino.com.br.

 Nós, do 40 FOREVER, adoramos quando ela nos visita!!

AC

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 ideias sobre “MIA COUTO e VISTA ALEGRE, por ADRIANA LACERDA

  1. Mia Couto,grande escritor e o vaso da Vista Alegre ,lindo ! e Adriana uniu tudo com bom gosto, sabendo o q. estava fazendo . È prima ? Parabéns

  2. Olá a todas, ADOREi esse post sobre a porcelana Vista Alegre (amo!) e o poeta moçambicano. Já vou procurar o catálogo para ver as outras peças. Super interessante ter acesso à informação sobre o Moçambique e artistas de lá. Tô adorando o 40Forever!! Realmente super “classy” e informativo! Meninas, Parabéns!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *