MUSEU DOS AZULEJOS EM LISBOA

Este é um dos meus Museus prediletos em Lisboa, primeiro porque sou fã de azulejos, ADORO, e segundo que este é um lugar muito especial mesmo.

O edificio onde se encontra o Museu é o antigo convento de Madre de Deus fundado em 1509 pela Rainha Leonor mulher de D. João III.

Fachada do museu.

Como no sec XIX aconteceram várias mudanças institucionais e funcionais , tendo a extinção das ordens religiosas alí, o convento a partir de 1896 tem uma nova utilização e vira o asilo D. Maria Pia. Alí começaram a ser armazenados paineis de azulejos que acabaram guardados em caixotes.

Após as comemorações do centenário de D. Leonor o governo resolveu transformar o asilo em Museu do azulejo, este deleite atual!

Cada vez que passo por Lisboa dou uma passadinha para encher minha alma de tanta beleza. A capela é um delumbramento ! MP

CLAUSTRO DO ANTIGO CONVENTO

O ALTAR DA CAPELA, MARAVILHOSO!

Minha seleção de azulejos…

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Largo da Madre de Deus 4

1900-312 Lisboa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9 ideias sobre “MUSEU DOS AZULEJOS EM LISBOA

  1. Uma correção para um erro que dói nos ouvidos: “houveram”. Verbo haver com sentido de existir não se conjuga no plural, é impessoal.
    Como há muitos outros erros, sugiro uma revisão mais aprimorada antes de publicar.
    Não estou criticando só por criticar. Espero contribuir para a melhoria do seu ótimo site.
    AB

  2. Cara Ana Beatriz realmente deve ter havido algum erro pois NUNCA apagamos um comentário. Ontem a noite nosso técnico estava fazendo algumas alterações de configuração, e pode ter havido qualquer problema. Você tem toda razão, talvez precise de uma corretora de texto . Fui alfabetizada em Françês e me formei em Paris. Gostaria até do seu e- mail se tiver alguma dica. Muito obrigada. beijos Maria Pia

  3. Pia querida você é o máximo e adorei sua resposta.Até porque existem várias maneiras(educadas, discretas) de fazer críticas, ainda que construtivas. O e-mail de Contato,, por exemplo, é mais adequado e educado também. Mas é assim mesmo que o mundo funciona. ..Grande abraço para as três queridas, Helena.

  4. Como disse em meu primeiro comentário, a intenção é contribuir para a constante melhoria do seu site, o qual leio assiduamente. Desculpe a ironia do segundo comentário.
    A título de informação, sou brasileira, alfabetizada em português e falo, escrevo e leio em inglês, francês e italiano. Pardon.
    AB

  5. Meninas, estive recentemente nesse museu em Lisboa e fiquei maravilhada com a beleza dos azulejos. Os azuis são de enlouquecer!!! Também vi uma azulejaria linda na Fundação Espirito Santo que, aliás, é um museu pequeno e delicioso de visitar. Para os amantes de Arte Contemporânea, recomendo a visita à Coleção Berardo, que fica no Centro Cultural de Belém, pertinho da famosa Torre de Belém. Bjs

  6. Otima dica pois esse museu é uma joia portuguesa! Amo os azulejos de peixes e caças expostos nas paredes daquele restaurante na saída. Lindos. Pena que fica meio fora de Lisboa né? Quando fui, aproveitei para ir ao tal Aquário gigante tb, que fica na mesma área.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *