O ATELIER DE LOUISE BOURGEOIS EN NEW YORK

img_9592_agi9-murillo-tinoco_p

Martha Castilho / foto Lu Lacerda

 

Minha querida amiga e comadre, a chiquérrima Martha Castilho, antenadíssíma nas artes, esteve em New York e foi convidada pelo Museu Guggenheim e por Jerry Gorovoy, assistente de Louise de Bourgeois, para fazer uma visita a Easton Foundation, que vem a ser o ateliê de Louise. Durante anos este ateliê ficou fechado e agora está reabrindo para o público.  Martha adorou e fotografou tudo para mostrar no nosso blog.

 

17-lb.w529.h352.2x

Louise de Bourgeois e seu assistente Jerry Gorovoy.

 

Louise foi uma grande artista, era pintora, escultora, desenhista e gravadora, nasceu em Paris em 1911 e morreu em New York em 2010 com 99 anos. Sua obra Maman, uma gigantesca aranha, foi um marco na história da arte moderna. Grande fonte de inspiração foram os artistas Alberto Giacometti e Constantin Brancusi.

 

maman

Uma das gigantescas aranhas de Louise em Londres

 

Imagem 1

 

De forma a expressar as insustentáveis tensões familiares, eu tinha de expressar a minha ansiedade em formas que eu pudesse modificar, destruir, e reconstruir”dizia Louise.
Ela usa as suas histórias pessoais no seu trabalho, e foi uma das criadoras mais imaginativas na área da arte contemporânea, trouxe para a arte conceitos feministas e psicológicos, antes de estes fazerem parte da cultura popular.

Aqui estão as fotos de seu ateliê tiradas por Martha Castilho.

 

Imagem 8

A entrada do ateliê.

Imagem 10

Fotos de Louise num painel

Imagem 11 Imagem 12 Imagem 13 Imagem 16 Imagem 17 Sua poesias….

Imagem 25 Imagem 29 Imagem 2 Imagem 5Easton Foundation

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Uma ideia sobre “O ATELIER DE LOUISE BOURGEOIS EN NEW YORK

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *