O VATICANO, A SISTINA E O CONCLAVE, por VANDA KLABIN!

O Papa Bento XVI: causador deste post!

 

Desde que o valente Papa Bento XVI anunciou sua surpreendente renúncia, ocorrida em 28 de fevereiro, que a leitura do meu jornal virou o “samba de uma nota só”: nada mais me interessa tanto quanto esta intrigante história. Só leio sobre este assunto, durmo pensando em seus detalhes, acordo ávida de novidades: a religião e o mundo ordinário nunca estiveram tão próximos.

 

Raio metafórico que atingiu o Vaticano depois da renúncia de Bento XVI!

 

E nosso antenado BLOG não dormiu de touca e convocou a competente e queridíssima Vanda Klabin, correspondente especialíssima em todos os lugares em que a arte pontifica, pra nos falar sobre os tesouros do Vaticano, em geral, e sua cereja do bolo ou a divina Capela Sistina, local onde tudo será decidido… Sigamos com ela! BN

 

VANDA KLABIN: “O Vaticano”

 

Vaticano, visão aérea: O menor e dos mais sagrados Estados do mundo! BN

 

“No dia 28 de fevereiro de 2013  entrou em vigor a renúncia papal de Bento XVI, ocasião em que será escolhido, pelo conclave do Vaticano, o novo papa. A famosa fumaça branca da Capela Sistina poderá ser vista no aplicativo  “THE POPE  APP”, e em tempo real .

 

“Habemus Papam”, indica a famosa fumaça branca e poderá ser vista em tempo real: veja como no texto acima! BN

 

A cidade do Vaticano, murada dentro da cidade de Roma, sede da Igreja Católica, estará em evidência  e  apesar de ser o menor estado independente do mundo, abriga um dos maiores  conjuntos da arte ocidental:  a Praça de São Pedro, desenhada por Bernini, com suas 140 estátuas de santos , mártires, papas e fundadores de ordens religiosas, que compõem o conjunto de outras obras arquitetônicas importantes, como a Basílica de São Pedro, o Obelisco Egípcio levado por Calígula , Museu do Vaticano e a Capela Sistina.

 

A gloriosa Praça de São Pedro, desenhada pelo grande Bernini… BN

 

A Basílica de São Pedro foi construída em 1506 /1626 e ali encontramos os túmulos dos apóstolos e dos pontífices. O baldaquino de bronze dourado que  abriga o trono papal, foi desenhado por Bernini, no século XVII, e é um exemplo notável  do barroco italiano. Giotto está presente o mosaico de Navicella, realizado no século XIII.

 

O deslumbrante baldaquino de bronze, by Bernini, que adorna o trono papal! BN

 

Mosaico della Navicella, de Giotto: deslumbre! BN

 

A Pietà, de Michelangelo, feita de um único bloco de mármore de Carrara, demonstra o virtuosismo técnico do artista. Encomendada para adornar o túmulo do cardeal francês Lagraulas, na corte papal, esse tesouro artístico foi entregue em 1499.  Michelangelo tinha apenas 25 anos e é a única obra assinada pelo artista, na faixa qua passa  sobre o busto de Maria.

 

A linda Pietá, de Michelangelo, esculpida em um único bloco de Carrara! BN

 

O Museu do Vaticano teve início no século XV, através de encomendas ou doações e ali estão reunidas coleções de 12 museus. Abriga  arte religiosa, etrusca, egípcia  e moderna, afrescos, pinturas, esculturas e também obras de Giotto, Fra Angelico, Leonardo da Vinci , Rafael e Michelangelo.

 

A emblemática escada interna do Museu do Vaticano que nos leva a visitar tesouros… BN

 

As Salas de Rafael, Stanze di Raffaello, um dos tesouros do Vaticano, possui oito afrescos encomendados pelo Papa Júlio II, no início do século XVI, 1508, para decorar seus  quatro aposentos internos. Foi onde Rafael representou o seus contemporâneos, a saber: Michelangelo e Leonardo da Vinci. O mais famoso é a Escola de Atenas. O artista também realizou os afrescos da passagem para o Palácio Apostólico.

 

Escola de Atenas, de Rafael, um dos tesouros do Museu do Vaticano!

 

A CAPELA SISTINA:

 

Capela Sistina: lugar sagrado da cristandade!

 

Foi construída ao lado da Basílica de São Pedro, no século XV, pelo Papa Sisto IV, no complexo das construções do Palácio do Vaticano. As paredes laterais já tinham sido pintadas pelos artistas Sandro Boticelli, Rafael e Bernini. É o lugar sagrado da cristandade e nas eleições papais, os cardeais votavam, comiam  e dormiam nesta Capela. Hoje, eles ocupam um alojamento na Casa Santa Marta.

 

Vejam a foto de um conclave: os papas são escolhidos nesta jóia de capela!

 

A Capela Sistina, que tem apenas 41m X 13,5 m de área, foi restaurada no século XX, durante quatro anos, e entregue ao público em 1993, trazendo à tona uma luminosidade e cores inesperadas, escondidas pelos fungos, dióxidos de carbono e outras contaminações. Hoje em dia, estuda-se um controle maior das vistas e a instalação de um sofisticado sistema de descontaminação, para evitar novas restaurações e a deteriorização deste grande afresco sistino .

 

Vejam um detalhe do afresco de Michelangelo, antes do restauro: imundo, escuro e sem brilho… BN

 

Os afrescos para a abóbada da Capela Sistina, uma das obras seminais da arte ocidental, foram pintados por Michelangelo, entre 1508 e 1512, ele então com 33 anos de idade, por encomenda do Papa Júlio II, que era sobrinho do Papa Sisto IV. Apesar de ter sido interrompida devido à suspensão de fundos, por parte do pontífice, foi entregue a tempo de Júlio II conseguir vê-la antes de morrer. A abóbada foi apresentada ao público no dia de Todos os  Santos, em 1512.

 

A espetacular abóboda da Sistina e seus afrescos deslumbrantes!

 

Os nus lascivos dos afrescos de Michelangelo foram posteriormente censurados, considerados obscenos  e inaproriados . Razão pela qual foram acrescentados alguns panos e véus em defesa do pudor. Por isso escaparam, por pouco, de serem totalmente destruídos.

 

 

Michelangelo, o mestre  italiano que trouxe uma enorme contribuição  à estética moderna, vai utilizar uma mesma tonalidade cromática, luminosa, sempre concentrado na representação da figura humana, não abrindo  espaço para a paisagem, como mostram as complexas organizações das cenas monumentais da abóbada da Capela Sistina.

 

A figura humana no centro das cenas…

 

A superfície da abóbada é articulada por pilares, onde nas áreas triangulares, pequenos  compartimentos pictóricos, reúne nove painéis principais com cenas extraídas do Gênesis e o início da historia da criação do mundo:  a Sibila Délfica, o dilúvio universal, a criação de Adão, a criação de Eva, o pecado original e expulsão do paraíso, Moisés e a Serpente de Bronze, a criação do sol e da lua, Deus separando a luz das trevas, Deus separando a terra das águas, o sacrifício de Noé, Noé embrigado.  Nas áreas triangulares, estão representados  os profetas e as sibilas.

 

A superfície da abóboda é articulada por pilares…

 

Cena do livro do Gênesis e do afresco de Michelangelo: a expulsão do paraíso!

 

Uma das imagens mais fotografadas da face da terra: A criação de Adão, do afresco de MA!

 

O Juízo Final, obra mais tardia de Michelangelo, que estava com sessenta anos de idade quando a realizou entre 1536 e 1541, foi pintada atrás do altar da Capela Sistina. A composição é centrada na figura dominante de Cristo flutuante e no pulsar dos corpos ali presentes: as cenas e figuras se torcem ou se reviram em planos sobrepostos. Representa o último ato da história da humanidade, e implicava na idéia de uma avaliação, do veredicto para os condenados e os eleitos.

 

 

 

 

Para o historiador Robert Longhi, a arte de Michelangelo mudou o conceito do corpo humano e inventou a tridimensionalidade na pintura: é o mundo observado sob a espécie de um torso, “il monde come torso”.

 

 

 

 

Jamais esqueço de uma frase do escritor francês Sthendal a respeito d Roma: “todas as reputações ficam pequenas quando entram nessa célebre cidade”. Vanda Klabin

CONTATO: VANDA MANGIA KLABIN
TEL: +55 21 2267-2662 ou +55 21 2522-5624
vklabin@terra.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

15 ideias sobre “O VATICANO, A SISTINA E O CONCLAVE, por VANDA KLABIN!

  1. Esse post de hoje , com sua qualidade, riqueza de detalhes, beleza, informações sob a curadoria da maravilhosa Vandinha Klabin, mostra exatamente porque o blog 40Forever está anos luz a frente dos vários outros que conhecemos… Parabéns a vcs !!!!

  2. O melhor momento do meu dia é aquele em que abro este blog e me delicio com as coisas lindas que vocês divulgam. Como tenho aprendido com as opiniões e os relatos de vocês! Muito obrigada. Como católica fervorosa, estou em constante oração para que o Espírito Santo, Nossa Senhora e São José conduzam os cardeais à escolha do melhor Bispo de Roma que conduzirá a nossa Igreja. Bom é saber os detalhes do Conclave, ilustrado belissimamente e de um modo didático como este post.

  3. Maravilhosa aula de arte ministrada pela competentíssima Wanda Klabin que nos presenteia com uma viagem virtual até a Capela Sistina e seus tesouros. Post excelente como todos do Forever. Bjkas da Helena.

  4. agradeço a todos os comentários tão favoráveis ao post sobre o vaticano e a sistina. gosto imensamente de colaborar na área da cultura para o 40forever. e os elogios, é claro, é sempre muito estimulante

  5. Olá ,
    tamb amei o texto , uma aula maravilhosa !!!
    Fotos lindas !!
    faço minhas as palavras da SEG , Stella , como católica fervorosa , tamb . rezo nesta Quaresma , que seja escolhido o melhor p/ conduzir a Igreja de DEUS !!!
    Amém !!!
    Parabéns Vanda !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *