RECICLANDO E FAZENDO ARTE

Convidei Helvia Bittencourt para nos contar sobre seu projeto de reciclar fazendo arte. Achei super interessante como ela consegue pegar objetos que nunca mais seriam usados, e transforma-los num novo objeto lindo, interessante, útil e super decorativo!

“O mundo vive hoje o limite do consumo e do uso de materiais descartáveis. Isso movimenta uma indústria, mas também produz uma quantidade de lixo absurda, polui e esgota a fonte primária.  A produção em grande quantidade acaba padronizando o design e utilizando materiais de menor qualidade e durabilidade. Penso que hoje vivemos um momento de rompimento com esta ideia. As pessoas estão se tornando mais conscientes e adquirindo novos hábitos. A reutilização, a reciclagem, as reformas e recriações estão em toda parte. Com este raciocínio tento guiar meu trabalho.”diz ela.

MP- COMO SURGIU O ATELIER ESPAÇO SANTA ?

HB_ A criação do Atelier Espaço Santa surgiu da minha vontade de reinventar. Nos meus projetos de decoração sempre valorizei a memória afetiva da casa e dos móveis, pois os móveis duravam mais antigamente devido a qualidade superior da madeira que era utilizada. Eu sofria vendo objetos que poderiam se tornar peças chave de um ambiente serem jogados no lixo. Por isso resolvi criar esse espaço, onde eu pudesse restaurar  e repaginar móveis e objetos antigos imprimindo personalidade a cada um deles, criando objetos exclusivos.

MP_ME CONTE UM POUCO DE SEU TRABALHO.

Modernizar e dar uma nova cara  e cor as coisas descartadas é o foco do meu trabalho e é o que me dá mais prazer na decoração. Em vez de comprar um móvel padronizado, gosto muito de pensar naquele móvel ou objeto que foi de sua avó, ou que você viu num brechó e se apaixonou pelo design, e transformá-lo em algo colorido, alegre e moderno para seu dia a dia.

Vejam alguns exemplos de antes e depois, criações originais e mais objetos decorativos no site: www.atelierespacosanta.com.br

ANTES ERA APENAS UMA PEÇA DA MAQUINA DE LAVAR.

Imagem 7

 

VIROU UM SUPER BANCO DESIGN

Imagem 8

VEJAM QUE LINDO QUE FICOU NA DECORAÇÃO DESTE AMBIENTE.

Imagem 1UMA PRATELEIRA BEN ANTIGA…

Imagem 9 FICOU LINDA COM UMA SIMPLES PINTURA VERMELHA.

Imagem 10ESTA PEÇA TOTALMENTE SEM UTILIZAÇÃO…

Imagem 18 VIROU ESTE SUPER BANQUINHO…

Imagem 22UMS CADEIRA VELHA DE VIME…

Imagem 21FICOU UMA UVA DEPOIS DE UMA NOVA PINTURA E NOVO ESTOFADO CAPITONÉ.

Imagem 20PEDAÇO DE TRONCO…

Imagem 4 VIROU UMA FANTÁSTICA MESINHA MUITO PRÁTICA…

Imagem 6 VEJAM ELA INSERIDA NUM DECOR…

Imagem 3UMA VELHA VENEZIANA FOI TRANFORMADA NUM CHARMOSO ESPELHO…

espelho e porta recado de janelaA MESA VERMELHA ERA SUPER USADA E UMA PINTURA LHE DEU VIDA NOVA!

ImagemOS PEDAÇOS DE MADEIRA QUE VIRARAM MESINHAS LATERAIS…

Imagem 2Eu mesma sempre gostei de transformar meus móveis, repintando-os, reestofando-os, reinventando-os, é sempre divertido esta transformação e o custo é bem menor do que comprar tudo de novo e jogar seus móveis antigos fora!

MP

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 ideias sobre “RECICLANDO E FAZENDO ARTE

  1. Eu gosto muito disso, reciclar objetos e móveis antigos ou dar nova utilização a um objeto que seria descartado, além de ser uma forma de colaborarmos com o meio ambiente, também é um jeito divertido de economizar e aliviar as tensões, adorei o post!! É preciso observar bom gosto e bom senso nessa empreitada e isso a artista tem de sobra, aliás acabei de ter um insight para uma estante antiga que será trocada por um rack!! Uma semana abençoada MP!! bjbjbj

  2. Oi Maria Pia
    Adorei o seu convite e o nosso papo!
    Fiquei muito feliz com o post, de saber que vc se identifica com o meu trabalho e que assume essa consciência sustentável .
    Obrigada e um grande beijo
    PS: Meninas!! Muito bom o livro de vocês. Leitura clara, fácil e objetiva, funcionando como um grande aliado, para quem coordena, produz ou auxilia.
    Parabéns as três!!
    Bjs
    Hélvia Bittencourt

    • Conheço o trabalho da Hélvia há algum tempo. É uma crack !
      Os puffs e mesinhas feitos de tambor de maquina de lavar são geniais !
      As mesas de tronco c/ rodinhas lindas !
      Muito sucesso para o “Espaço Santa ” !
      Maria Lucia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *