UMA DIETA QUE EMAGRECE MUITOS QUILOS EM UM MÊS

 

captura-de-tela-2016-12-20-as-12-19-51-am

Calliope Marcondes Ferraz antes e depois de um mês.

Resolvi publicar esta matéria depois que vi o resultado em minha amiga Calliope após um mês. Pedi para a Dra Louise Henrique Antunes explicar detalhadamente como funciona.

Há aproximadamente 08 meses trabalhando com uma nova linha de tratamento contra a obesidade, a cardiologista formada, está cada vez mais apostando na nutrição funcional e reeducação alimentar.

Com o pilar de tratamento baseado no método Pronokal – a dieta proteinada, querida entre os famosos, a Dra Louise já conseguiu a redução de peso na grande maioria de suas pacientes e com isso a redução de riscos cardiovasculares como hipertensão, diabetes e dislipidemia.

A PronoKal, possui um método próprio de emagrecimento que utiliza produtos à base de proteína de alto valor biológico e somente médicos capacitados podem prescrevê-lo.

Com a intenção inicial de diminuir o risco cardiovascular através do tratamento para obesidade, Dra Louise Antunes se interessou cada vez mais e atualmente passou a se especializar em tratamento para obesidade e pretende oferecer uma gama maior de tratamentos para seus pacientes.

Com o foco na reeducação alimentar e perda ponderal seja pelo método Pronokal, ou através da Nutrologia Funcional, aliado aos conhecimentos de Medicina Ortomolecular, Nutrogenômica e Anti -aging os resultados são surpreendentes.

Sobre a Pronokal: a dieta já é bastante difundida e consagrada na Europa. A VLCD – Very Low Calorie Diet, promove o emagrecimento numa velocidade superior às dietas tradicionais, devido ao mecanismo de cetose, restrição de carboidratos e estímulo de lipólise.

Além da metodologia usada, o êxito e sucesso se deve à perda de peso inicial rápida e segura, e um assessoramento multidisciplinar, com psicólogos, nutricionistas que é oferecido por até dois anos após o término do tratamento.

O método é composto por três etapas: emagrecimento, reeducação alimentar e manutenção do novo peso.

“ A maioria dos meus pacientes chegam ao consultório com a intenção de perder em média 15 kilos e quando o paciente entende o método, mantém disciplina e foco na perda de peso conseguimos a redução de 10 kilos em aproximadamente um mês na primeira fase. A perda nas próximas fases passam a ser mais lentas e graduais objetivando uma reeducação alimentar onde cada fase é introduzido um novo grupo alimentar. Dessa maneira garantimos que não voltem ao peso anterior e até o momento nenhum paciente retornou ao peso de início. Todos seguem cada fase e com objetivo de perda de peso sequencial. “

A dieta foi desenvolvida a partir da tese do pesquisador George L. Blackburn, da Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Em 1973, ele descobriu que a ingestão de uma quantidade específica de proteínas de alto valor biológico faz com que o organismo transforme a gordura armazenada em energia.

O paciente deve fazer acompanhamento a cada 15 dias, além de tomar alguns cuidados específicos como manter uma reposição adequada de água e fazer suplementação de vitaminas”. Tudo supervisionado pelo médico prescritor – explica a médica.

A etapa mais crítica é a primeira fase, pois a alimentação é mais restritiva com uma quantidade aproximada de 800 calorias/dia.

O paciente fará seis refeições diárias, onde os alimentos são substituídos por sachês que atendem às necessidades recomendadas de vitaminas, sais minerais, micronutrientes, ácidos graxos e proteínas. Esses sachês diluídos em água, se transformam em todos os tipos de refeições escolhidas pelo paciente em uma variedade de produtos oferecidos pela dieta, que vai desde sucos até panquecas e bolos.

 

captura-de-tela-2016-12-20-as-12-20-08-am

 

CETOGÊNESE

Corpo cetônico – Na privação alimentar, o organismo fabrica corpos cetônicos, que tem duas funções primordiais: dar energia ao coração e ao cérebro diante da necessidade de se alimentar, a outra é inibir a ação do hipotálamo, região cerebral controladora da fome, causando saciedade. Com a quantidade de calorias da primeira Pronokal, ocorre estímulo da produção de corpos cetônicos e saciedade pela atuação no hipotálamo.

Na primeira fase, durante o processso de cetose, o objetivo é a perda de 80% do alvo de peso a perder. A restrição calórica, em conjunto com o baixíssimo consumo de carboidratos (50 gramas por dia) faz com que se perca até 10 quilos por mês. Durante toda a Fase 1 o paciente deve ser avaliado e deve realizar exames laboratoriais a cada 15 dias, além de suplementação de vitaminas e minerais, como sódio, potássio e cálcio. A ingestão de proteínas é ajustada aos requisitos ideais para manter um balanço proteico equilibrado, evitando dessa maneira a sobrecarga renal. O método é contraindicado para pacientes com doenças hepáticas, renais ou transtorno de comportamento alimentar.

A segunda etapa da Pronokal, e de igual importância e tem o foco na reeducação alimentar e manutenção do peso corporal. O objetivo é a perda de 20 % restante do alvo pretendido e seguir com uma dieta mais equilibrada e balanceada atingindo assim a última fase – manutenção ponderal.

O novo peso deverá ser mantido através de uma dieta saudável e prática de exercícios físicos. Após o término da dieta, o paciente seguirá em acompanhamento médico e nutricional. O tratamento tem duração de no mínimo dois anos, pois esse é o tempo necessário para o organismo se adaptar com o novo peso e trabalhar para mantê-lo.

Dra Louise explica : “ O processo de emagrecimento ocorre graças à uma tecnologia de liofilização dos macronutrientes que consegue mimetizar exatamente os alimentos, não somente no sabor, mas também na textura, com quase zero caloria. O objetivo é promover a perda de peso maior durante a fase cetogênica – quando o corpo, por falta de entrada de energia direta proveniente do carboidrato ou do açúcar, começa a queimar a gordura estocada.” A médica ainda ressalta que a dieta não é para todos os pacientes, existem contra- indicações. E deve ser individualizada sempre. Cada paciente uma estratégia dietética. Nos sachês, existe a quantidade exata de nutrientes que o organismo necessita para funcionar e não deve ser feita por tempo maior do que o indicado pelo médico.

O método ganha pontos por ser prático e por poder ser feito em qualquer lugar. “ Tenho pacientes com estilo de vida super corrido que não tinham tempo de realizar as principais refeições e essa rotina colaborava para a manutenção do sobrepeso pelas alterações hormonais causadas pelo jejum prolongado. Os sachês práticos que contém muitas receitas que podem ser feitos em qualquer lugar acabaram ajudando na alimentação complementando com saladas e todos se adaptaram muito bem à dieta. Outros adoram inventar receitas diferentes com as panquecas e crepes feitos com o pó do sachê.”

“ Não podemos esquecer que a dieta requer muita disciplina e força de vontade, portanto, deve ser feita no momento em que o paciente realmente se incomoda com sua imagem corporal ou quando a saúde já está sendo acometida pelo sobrepeso. E mais importante quando realmente está disposto a seguir as etapas da dieta. “

O diferencial da Pronokal é a manutenção de massa magra, a saciedade e a perda de peso rápida. Pois com a ingesta de proteína, pode ser mantida o crescimento muscular naqueles pacientes que praticam atividade física com regularidade, e até mesmo nos que iniciaram os exercícios durante a fase de dieta.
“ A paciente que tive maior resultado e que sua disciplina foi impressionante, já que passa o dia todo entre clientes, fornecedores e criações foi Calliope Marcondes Ferraz, que já era linda e agora está radiante. Começamos o tratamento no final de outubro e em pouco mais de um mês o resultado foi impressionante. Isso que ainda temos 5 fases a seguir “

 

Além da dieta Pronokal, Dra Louise trabalha com outras linhas de tratamento contra a obesidade como análise do DNA – projeto IGenesis – em que é feita de acordo com perfil do DNA de cada paciente, possibilitando a personalização máxima da dieta com base na predisposição genética. Nesse tratamento é analisado o metabolismo das proteínas, carboidratos, lipídios, perfil nutricional, resposta a redução calórica, recuperação de peso e resposta a atividade física individualmente.

Existem também perfil de análise de micronutrientes como vitaminas e minerais, sensibilidades alimentares, capacidade antioxidante e destoxificante.

“ O segredo da longevidade na minha opinião, se baseia em uma alimentação saudável, evitar o processo de oxidação e o controle hormonal. E acreditando nesse tripé para saúde, busco sempre integrar meus conhecimentos de metabologia (controle da obesidade), medicina ortomolecular (antioxidação) e reposição hormonal, quando há indicação clínica . “

Dra Louise Antunes, defende que dessa maneira o paciente poderá ser visto e tratado na sua integralidade e não somente como alguém que deseja reduzir seu peso corporal. Além da perda de peso, o tônus da pele deve ser acompanhado e mantido para que não ocorra a flacidez, principalmente na face.

A médica acredita que esse é o futuro da medicina preventiva, uma medicina integrada, em que o médico saiba tudo sobre seu paciente e possa além de prescrever tratamentos contra obesidade evitar o envelhecimento precoce, tratar possíveis desordens hormonais e buscar sempre estar cuidando que os processos de oxidação sejam evitados. Dessa maneira, poderemos viver plenamente cada idade, cada fase da vida e o mais importante: se sentir bem com a nossa imagem e ter disposição para encarar o dia de trabalho exercícios, seja qual for a demanda.

 

Dra. Louise Antunes é medica, especializada em Cardiologia Clínica, Nutrologia Funcional, Medicina Ortomolecular, Nutrogenômica e Envelhecimento Saudável.

Atende na Barra da Tijuca, e pretende em 2017 expandir a clínica para a Zona Sul carioca.

Endereço consultório: rua Olegário Maciel 231- sala 304 tels: 21-2492-3303 / 21- 9706- 8686

@dralouiseantunes

MP

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Uma ideia sobre “UMA DIETA QUE EMAGRECE MUITOS QUILOS EM UM MÊS

  1. MP, a dieta cetogênica não é somente indicada para quem quer emagrecer, mas usada por médicos naturalistas para ajudar na cura do câncer.
    Existem vários vídeos no YouTube sobre os benefícios desta dieta, especialmente os do Dr Lair Ribeiro.
    Tenho uma conhecida minha que mora no Texas e já podia estar morta se tivesse feito o tratamento tradicional para câncer de ovário. Ela faz a dieta cetogênica e alguns tratamentos com um médico ortomolecular e me disse que há muito tempo não se sente tão bem. Os marcadores tumorais estão todos normalizados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *