À CHINA COM HENRY KISSINGER: IMPERDIVEL!

 

Você já foi à China, de corpo e alma? Já?! Aí que sortudo! Pois eu fui, por enquanto, só de espírito e vou te contar como…

Sempre tento dar uma mãozinha ao destino, concentrando meus pensamentos e energia nos projetos que sonho e uma viagem à China está na minha mira, há tempos, esperando pelo Doc e uma brecha na correria da vida. Por isso, quando vi na bancada de uma livraria o “Sobre a China”, de Henry Kissinger, Editora Objetiva, atraquei-me a ele como se fosse o tal do cavalo selado e fiz uma maravilhosa pré viagem ao Império do Centro, à galope, por suas páginas: você lê este livro, num estirão!

Ex-Secretário de Estado americano mais star de século XX e Prêmio Nobel da Paz de 1973 (dividido com Le Duc Tho), pelo cessar fogo no Vietnam, Kissinger tornou-se uma espécie de Dom João VI dos EUA ao conceber a façanha da “abertura dos portos chineses à nação amiga”, no caso à pátria que escolheu pra viver e servir. Com isso, foi um observador privilegiado do grandioso e hermético país, generoso ao dividir conosco, leitores, suas impressões sobre o que viu e irresponsável ao tirar-me noites de sono com sua envolvente história de uma China que, para mim, sempre foi um mistério a ser desvendado.

Com uma narrativa agradabilíssima e um ponto de vista histórico/diplomático abrangente, HK canta a sua China lá de trás, na enigmática origem de sua civilização com o Imperador Amarelo até Barack Obama, sem pretensão mas com extrema segurança, te pondo a par das entranhas de um mundo paralelo e sem paralelos, na face da terra. Revelando seus mistérios, explicando a sua personalidade e apontando seu possível futuro, “Sobre a China” é um must read! BN

Zhou Enlai ensinado a HK o ABC chinês!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe um comentário