CAÇA ÀS TRUFAS BRANCAS, UMA AVENTURA NO PIEMONTE: POR ISABEL TM!

As três felizardas caçadoras: Maria Antonia Ferraz, Bela Mascarenhas e Isabel TM, posam com a maior trufa do pedaço!

 

Pedi à minha caçula Isabel Teixeira de Mello que nos contasse sobre a viagem maravilhosa que fez, ao Piemonte, junto com outras duas amigas queridas, quando cursava faculdade em Milão, em 2007.
 Tudo começou com um “telefonema-consulta” para saber o que eu achava dela ir com a Maria Antônia, companheira na estada milaneza e segunda irmã, passar o fim-de-semana em Alba. É que a mãe de Antonia, minha amadíssima amiga Claudia Ferraz, rata da internet e gênia pra descobrir tesouros indisiveis no mundo virtual, tinha descolado uma caça às trufas, em Alba, por um preço surpreendente, fora o inusitado do programa que, a meu ver, era imperdível!
Aflita porque ia interromper, por quatro dias, o puxadíssimo rojão de estudos, Isabel estava prestes a desistir quando fechei o tempo e lhe convenci que há oportunidades, na vida, que jamais voltarão e que o aprendizado dos livros é fundamental mas deve ser complementado, com atividades extracurriculares.
Confesso que tive dificuldades para defender a tese da relação trufas/design de moda, mas acabaram embarcando. Finalmente, foram três para a excursão gastronômica que sonho fazer um dia, pois a fofa Isabela Mascarenhas, que na época estudava em Paris, também aderiu a aventura.
Curtam o relato da Bel e, quem sabe, vocês não se animam. Esta é a melhor época pra planejar este tipo de viagem pois mais pra perto, não há vagas, já que caçar trufas não comporta turismo de massa. Além do mais, o contratado foi um programa fechado e organizado pelo hotel, que é uma pequena jóia e tem de pouquíssimos quartos! BN

Localizando o Piemonte, no extremo oeste da Itália!

“PIEMONTE EM OUTUBRO/NOVEMBRO: SAVE THE DATE!” POR ISABEL TEIXEIRA DE MELLO.

Para aqueles que, como eu, amam trufas brancas essa viagem é um “Must Go”!
Fiz quando morava em Milão, na companhia de duas amicíssimas!
Passamos um final de semana no Piemonte, região no noroeste da Itália, na melhor época da trufa: começo de novembro!
Vamos por partes, pois tem muita coisa boa pra contar!

PARETE 1: O HOTEL!

Fomos num “blind date” para uma pousada, que a mãe de uma das meninas, tia Claudia Ferraz, reservou pra gente!  Essa minha “Tia” tem muito bom gosto pra tudo na vida, e acertou em cheio, mais uma vez…
O Hotel se chama “La Villa” e pertence a uma família de ingleses fofíssimos! O serviço é impecável e os quartos charmosérrimos !
Chegamos lá, via trem Milão-Alba, às 6 da tarde de sexta-feira, para passarmos o fim-de-semana!
Olhem que lindo, nas fotos, o nosso hotel!

La Villa Hotel

Terraço charmosérrimo!

Piscina com vista maravilhosa!

Um dos lindos quartos do hotel!

"Sala de banho" chiquérrima!

Como éramos três, tivemos que ficar na “Honeymoon suite”, ou seja: mordomia total!

A primeira pedida, pra entrarmos no clima, foi a tábua de queijos com mel trufado, que comemos to-di-nha, sob a luz de uma lindíssima lua cheia …

O restaurante do Hotel, La Vie, é um dos melhores da região e seu menu é de tirar o fôlego!

Restaurante La Vie, que podia ser La Vie en rose...

PARTE 2: A CAÇADA ÀS TRUFAS BRANCAS!

Programem-se para caçar trufas brancas e, quem sabe não dão a sorte de encontram uma, poderosa?

Fazia parte do “pacote” do hotel, a “Truffle-Hunting”. Depois de um café da manhã incrivel, seguimos para a nossa “aventura”, acompanhadas do Mario, um senhorzinho muito fofo!
Ao lado de seu cachorro e seu caminhãozinho, ele nos levou à caça, durante boa parte da manhã. Saimos felizes e contentes, com a trufa que “nós mesmas” encontramos. Quanto mais fresquinha melhor, nosso jantar estava garantido!

Depois do passeio/caça, o Mario ainda nos levou para conhecermos o seu “personal vinhedo”, nos presenteando com uma garrafa do seu acervo. Très chic!

Mario e seu fiel escudeiro!

Pôr do sol lindo, voltando para o hotel!

PARTE 3: RESTAURANTE!

As recomendações são muitas, mas o restaurante que mais gostamos chama-se San Marco!

Ele tem uma estrela no guia Michelin, um ambiente super agradável e um menu delirante, elaborado pela chef, Mariuccia Ferrero.

San Marco Ristorante!

M Antônia, Isabela e Isabel, metidas que só, jantando no San Marco, "una pasta" maravilhosa, com a "personal trufa" que caçaram!BN

Close na MA e sua trufa, sendo devidamente ralada! BN

Sua majestade a trufa branca, pronta para ser devorada... BN

PARTE 4: PROGRAMAS!

Além da trufa, o Piemonte também é a região da nocciola, de ótimos vinhos e queijos deliciosos, como o Robiola…
Todo fim de mês, eles montam uma mega feira, repleta de todas estas especialidades locais, ou seja,  é um delírio total!
A melhor opção: fazer um picnic.
Antes de mais nada, passa-se o dia provando todas estas maravilhas, nas barraquinhas, seleciona-se o que mais gostou e depois, vai com tudo. Ah, e não esqueça da sobremesa, nocciola na cabeça: são tortas alucinantes, que se quer levam açúcar, tão puro o sabor da nozes!

Isabel TM chegando para fazer seu picnic de delis, na "Fiera Regionale del Tartufo"! BN

Tonha e a torta de nocciola!

Queijinhos delis!

Azeites trufados!

Mel trufado!

Pãezinhos artesanais surreais!

Trufa branca MEGA!!!!

Para os interessados, também vale a pena conhecer as fábricas de vinhos e espumantes da região. O “Asti dolce”, uma das estrelas locais, é a paixão da minha mãe, BN!

Fomos nas fábricas  “Gancia” e “Bosca” : super valeu a pena!” ISABEL TEIXEIRA DE MELLO!

Gancia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe um comentário