Hoje é dia de post delicioso pelo “conteúdo e continente”.
Escrito por nossa querida Cintia Parcias, desta vez ela foi pesquisar restaurantes vegetarianos bacanas, dica ideal para os adeptos à esta preferência e também opção maravilhosa pra os que amam comida saudável. Sigamos com ela! BN
RESTAURANTES VEGETARIANOS DIVINOS, por CINTIA PARCIAS
“Até um tempo atrás, quando se falava em restaurante vegetariano ou de “comida saudável”, imaginava um lugar sem graça (muitas vezes em fundos de galerias escuras), com pratos pouco atrativos, cheios de broto de alfafa, carne de soja e só. Esse cenário vem mudando e, felizmente, estamos ganhando cada vez mais restaurantes bacanas dedicados à culinária vegetariana, em sintonia com o movimento de priorizar o consumo consciente, os ingredientes orgânicos e frescos, sem perder de vista o prazer da boa gastronomia oferecida em ambientes charmosos. São restaurantes pra carnívoro nenhum botar defeito.
Listei alguns que valem ser visitados e, no fim, ainda deixei um pouquinho de água na boca, adiantando uma novidade que em breve vai dar o que falar – e comer!
Uma boa nova que vale a visita é o Quintal Zen, recém-inaugurado no Jardim Botânico. Dedicado exclusivamente à culinária vegana (que não usa nadinha de origem animal), oferece receitas ótimas em um ambiente clean e confortável, com o verde permeando todo o restaurante. Logo na entrada, já fiquei encantada com a hortinha de onde são tirados alguns dos temperos usados na cozinha. Em lindos filtros, águas aromatizadas e chás nos recebem com frescor, para nos servirmos à vontade enquanto aguardamos os pedidos. Outro mimo de boas vindas é o delicioso crocante de girassol ao curry. Nessa atmosfera super agradável (impossível não ficar zen), vale começar provando o bolinho de arroz com molho pico de gallo. De prato principal, os carros-chefes da casa são Strogonoff de shitake, arroz integral e salada verde, o Dal de lentilhas com arroz integral e salada verde, e o Bobó de shitake, arroz integral, farofinha de girassol e salada verde. Aos sábados tem brunch e, para o clima ser completo, no segundo andar funciona um espaço para meditação.
CONTATO:
Rua Lopes Quintas, 37 – Jardim Botânico
Tel: +55 21 2294-988
www.oquintalzen.com
O restaurante Pomar Orgânico, da chef Andrea Henrique, prova que alimentação saudável e boa gastronomia podem, sim, andar de mãos dadas.
Num ambiente super agradável e amplo, com mesas de madeira, um varandão arborizado, e decoração alegre (com almofadas coloridas e painel pintado a giz), a casa oferece cardápio com base na culinária vegana e na raw food (comida crua), usando ingredientes orgânicos, em receitas sem glúten e sem lactose.
Vivenciar novos sabores e conceitos gastronômicos é a proposta da chef, também conhecida por seu trabalho no serviço “Detox In Box” e pelos livros “Detox – Programa Para Desintoxicar” E “Detox 8”. Andrea é craque na arte de servir receitas saudáveis variadas, criativas, lindamente apresentadas e com ares de alta gastronomia.
Ela consegue surpreender a todos com pratos como o tartar de cogumelos (shimeji, paris e porcini) acompanhado de torradas sem glúten (é viciante de tão bom). Outros destaque são o nhoque de baroa com queijo feta, que ganha uma crocância deliciosa com as amêndoas que finalizam o prato, e o ravióli com recheio de Boursin (queijo ovelha) e alho poró, com azeite aromático (sem glúten, pois é feito de massa de arroz).
Para acompanhar, sem sair do clima, a carta de vinhos é 100% composta de rótulos orgânicos, e os drinques são feitos com cachaça orgânica. Quem preferir bebidas sem álcool pode se jogar nos sucos naturais, todos bem criativos (meus preferidos são Aipo com maçã verde & Maracujá com melão e capim limão).
Ah, reserve um espacinho para a sobremesa – todas à base de sementes e frutas. Na dúvida, peça a panacota de creme de leite de amêndoas com coco e calda de frutas vermelhas, ou o brigadeiro de colher de cacau orgânico com morangos, feito com creme de leite de castanha de caju (se você não falar nada, ninguém acredita que são receitas totalmente veganas).
Para uma experiência completa, vale dar uma olhada na pequena mercearia que funciona no fundo do amplo salão, onde é possível comprar os pães, granolas e produtinhos sem glúten feitos por Andrea e sua equipe.
CONTATO:
Estrada da Barra da Tijuca, 1636 Itanhangá (Shopping Itanhangá Center) – Barra da Tijuca.
Tel: +55 21 2494 6745
Clique aqui para o site!
O Org Bistrô é daqueles lugares que você se sente em casa, pois tudo é bem acolhedor e com toque pessoal da chef Tati Lund, que garimpou os objetos de decoração e escreveu o cardápio à mão. Tudo uma graça. Nesse ambiente, a chef prepara pratos que trazem combinações de cores lindas e pequenas delicadezas, como flores comestíveis, servidos em louças lindinhas. De encantar os olhos e o paladar.
O clima é lúdico, mas o trabalho na cozinha é coisa séria. Tati é formada pelo “Natural Gourmet Institute for Health and Culinary Arts”, de Nova York e, de quebra, ainda usa sua formação em Nutrição, pela UFRJ, para criar suas receitas. Adepta de uma culinária feita apenas com ingredientes orgânicos e vindos de produtores locais, ela trabalha sempre com duas sugestões do dia, feitas com o que há de mais fresco no mercado. Assim, além de comer bem, quem frequenta a casa não cai na monotonia de ter que pedir sempre a mesma coisa.
Contudo, alguns Ítens do cardápio fixo merecem ser provados e repetidos sempre, como a entradinha Bolinho de quinoa, com dip de damasco e gengibre (divina). Outras boas pedidas são os Burritos (um de berinjela com milho e tomate e, outro de cogumelos picantes, acompanhado de sour cream de tofu e guacamole, saladinha de feijão com limão e salada verde), e o Arroz thai (com arroz negro, quinoa, cogumelos, maçã, creme de castanhas com capim limão e gengibre, mais sementes tostadas e salada verde).
CONTATO:
Avenida Olegário Maciel, 175 – Lj. G – Barra da Tijuca
Tel: +55 21 2493 1791
Clique aqui para o site!
Numa charmosa casa tombada em Botafogo, a jovem chef Nathalie Passos tem como proposta aliar boa gastronomia à alimentação saudável, no seu Naturalie Bistrô. Com a experiência de ter cursado gastronomia no “Natural Gourmet Institute for Health & Culinary Arts”, em Nova York, ela cria receitas saborosas e inventivas, que agradam aos mais diferentes paladares, tanto que sua clientela não se resume a vegetarianos (conheço vários carnívoros fãs do trabalho da moça). Como dá prioridade a ingredientes orgânicos, vindos de pequenos produtores com estoque do dia, para tudo ser sempre fresquinho, Nathalie muda o cardápio com bastante frequencia. Entre as novidades recém-lançadas está o ‘tomate cake’, uma entrada feita com ricota de búfala defumada e geleia de tomate. Algumas receitas, porém, fazem tanto sucesso que não podem sair de cartaz, como a lasanha de abobrinha e a feijoada veggie (feijão com abóbora, tofu defumado, arroz integral com linhaça, couve e farofa de cenoura). Uma gentileza bem charmosa do lugar são as águas aromatizadas que ficam sobre um balcão, em jarras de vidro, para os clientes se servirem à vontade.
CONTATO:
Rua Visconde de Caravelas, 11 – Botafogo
Tel: +55 21 2537-7443
Clique aqui para o FaceBook
Muito em breve, vamos ganhar um restaurante 100% dedicado à raw food (comida crua), com receitas seguem a gastronomia contemporânea e onde não há fogão. Isso, mesmo. No restaurante Ró, que vai abrir em maio, no Jardim Botânico, na Rua Pacheco Leão. Os pratos serão feitos apenas com vegetais crus orgânicos, em preparos extremamente sofisticados. No comando da cozinha está a chef Inês Braconnot, que se dedica à raw food há 15 anos, é graduada pelo “Matthew Kenney Culinary”, EUA, e autora do livro “Cozinha sem fogão”. O fogão é dispensado porque nenhuma das preparações ultrapassa a temperatura de 42 graus Celsius, para manter o máximo de integridade dos ingredientes, e, por isso, as receitas demandam técnicas e processos super específicos. Além de criar pratos deliciosos (Inês faz jantares personalizados, nos quais tive oportunidade de conhecer sua gastronomia), a chef tem um senso estético aprimoradíssimo, graças à sua formação em Artes Plásticas, o que resulta em formas lindas de apresentar a comida. Em suas mãos, ingredientes corriqueiros ganham um novo status e sabores incríveis. Com certeza vai ser um porto seguro para os amantes da boa gastronomia e uma alegria para os adeptos da alimentação saudável. A casa terá, ainda, uma carta de vinhos com foco em rótulos naturais do Velho Mundo, e carta de drinques”. CP