Nossa querida colaboradora Vanda Klabin, que vem abrilhantando nosso Blog com posts bárbaros, nos manda notícias de uma nova e incrível exposição, desta vez do artista plástico Carlos Cruz-Diez, “El color en el espacio y en el tiempo”, que acontece no lindo museu da Fundação Costantini, em Buenos Aires. Com um detalhe sensacional: como membro do ICOM, que é o Conselho Internacional de Museus, ela teve a especialíssima autorização para fotografar a mostra. Só que o catálogo ainda não ficou pronto, portanto, suas fotos são inéditas e o 40forever as publica, em primeiríssima mão! Curtam! BN
“Quiero que mi trabajo estimule el mesmo tipo de placer que produce una pintura, pero sin haber sido pintado”.
Carlos Cruz-Diez
A exposição retrospectiva do artista venezuelano Cruz -Diez , em cartaz no Museu Malba, Fundación Costantini, Buenos Aires, apresenta os trabalhos realizados ao longo de sessenta anos de sua produção artística, com seus experimentos extraordinários a respeito da natureza instável e ambígua da cor. As suas variações cromáticas trazem como resultado, um diálogo frutífero entre arte, ciência e tecnologia.
A cor, um “organismo viviente” e sempre tratada com um elemento autônomo, é o eixo principal para o entendimento de sua obra.
Nascido na Venezuela, em 1923, Cruz-Diez estudou na Escola de Belas Artes em Caracas , onde passa a ser professor. Em 1955 , por ocasião de sua visita à exposição “Le Mouvement”, na Galeria Denise Renée, em Paris – que teve a participação de artistas como Alexander Calder, Jesùs Rafael Soto, Marcel Duchamp, Victor Vasarely, entre outros, passa a se interessar pela Arte Cinética, que privilegia a inserção da idéia do movimento e sua expressão plástica nas artes visuais e de experiências óticas, como elemento constitutivo da obra de arte.
Em 1960, Cruz -Diez instala-se definitivamente em Paris, período que a Arte Cinética estava em seu pleno apogeu. A partir de então , realiza sucessivas exposições e numerosas obras cromáticas integradas à arquitetura, murais, instalações interativas e intervenções em espaços públicos.
Desenvolve as séries Fisiocromías / Induciones Cromáticas / Cromointerferencias, As Fisiocromías são estruturas compostas de finas lâminas metálicas ou translúcidas, cuja a cor varia em função da intensidade da fonte luminosa e da posição do espectador.
Suas intervenções artísticas, verdadeiras “situações visuais”, vão eliminar a distância que havia entre o espectador e a obra de arte. Estudioso da Física, Química e da Fisiologia, cria modulações óticas e sensoriais a partir da cor, agora tratada como espaço: o espectador é deslocado para compartilhar de sua obra ou interfere em sua percepção ou cria saturações ao enfatizar a sensação física das mudanças cromáticas.
Como todos os pintores da sua geração, Cruz- Diez se considera um descendente direto do impressionismo, do cubismo, do fauvismo e do construtivismo.
Suas obras estão presentes nas principais coleções como MOMA / NY; Tate Modern/Londres; Centre Georges Pompidou/Paris; Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris, Paris; Museum of Fine Arts, Houston, entre outros.” Vanda Klabin!
Carlos Cruz-Diez
El Color en el Espacio y en el Tiempo
MALBA /Fundación Costantini, Buenos Aires
21 de setembro de 2011 / 5 de março de 2012
Curadoria: Mari Carmen Ramirez
VANDA MANGIA KLABIN
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Fax +55 (21) 2523-9335
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CURTAM AS FOTOS PRECIOSAS DE VANDA KLABIN!
PASSEANDO PELA EXPOSIÇÃO!
“FISIOCROMIAS”!
Obs: Seguem abaixo, quatro exemplos do mesmo quadro, em dois ângulos diferentes. À medida que se caminha, as lâminas de cor modificam a visão do espectador! Um show! BN
Continuando a Fisiocromia!
Obs: Este quadro abaixo é uma homenagem de Cruz-Diez ao grande colorista Albers, que fez parte da Bauhaus!
AS INCRÍVEIS “SALAS DE CROMOSATURAÇÃO”, que são fontes luminosas que ele usa para o espectador ficar imerso na obra, interagindo com ela!
“CROMOINTERFERÊNCIA”!