Nossa musa das artes plásticas, a curadora Vanda Klabin, vem ao nosso BLOG hoje pra contar uma particularidade surpreendente, do mundo das artes. Sigam com ela, vale a pena sempreeee!!! BN
FRANCIS BACON E OS INTERIORES: POR VANDA KLABIN!
“Francis Bacon (1909-1992 )
Nascido em Dublin (Irlanda) e autodiadata, Francis Bacon tornou-se um dos maiores pintores contemporâneo. Em sua obra pictórica, está representado o sentimento do drama da existência humana e por essa razão, é um artista indispensável para entender a consciência do homem moderno. Era fascinado pelos trabalhos cubistas, surrealistas e por artistas como Picasso, Van Gogh, Cézanne, Magritte, Velasquez, Goya, El Greco, Rembrandt, entre outros.
Nas pinturas de Bacon, geralmente retratos e autorretratos, realizados em grandes formatos ou em trípticos, está sempre presente a fragmentação e distorção do corpo humano. Nas suas figurações deformadas, Bacon sempre utilizou, como fatores constitutivos de suas pinturas, as sequências do movimento da fotografia de Muybridge, os fotogramas de filmes e consultava, também, as reproduções do livro de medicina K.C.Clark sobre as posições em radiografias.
Afirmava que a textura de uma pintura parece tocar imediatamente o sistema nervoso. Há sempre passagens instigantes como as diversas versões inspiradas da tela do Papa Inocêncio X, de Velasquez.
Dedicou-se a trabalhos temporários para garantir a sua sobrevivência. Assim, instalou-se em Londres como decorador de interiores e designer de móveis, mas privilegiando sempre a pintura.
Em 1930, aparece o seu ateliê londrino em Queensberry MewsWest, que foi fotogrado pela revista de decoração inglêsa “The Studio –The 1930 Look in British Decoration”, com móveis, tapetes, espelhos, almofadas, com influência da Bauhaus e do design francês dos anos 1920. Atualmente essas peças são disputadíssimas e alcançam preços altos nos leilãode arte. ” VK
VEJAM SOBRAS DE TAPETES DESENHADOS POR FRANCIS BACON!