Nem acreditei quando soube que estes dois craques estarão dividindo o espaço da H.A.P, de Heloísa Amaral Peixoto, com seus trabalhos incríveis!
João de Orleans e Bragança com suas fotos lindas, e o joalheiro e designer Antonio Bernardo com seus objetos feitos em prata, um luxo só! Fiquei encantadíssima com o que vi!
Estas fotos são exclusivas para o 40 FOREVER, uma avant-première do que vocês verão por lá a partir de dia 14 de julho!
AC
João de Orleans e Bragança | Fotografias
João apresenta um conjunto de 35 fotos, uma nova série onde ele cria abstrações explorando questões pictóricas da imagem. O reflexo dos barcos ancorados na baía de Paraty, onde João reside grande parte do tempo, serviram de inspiração para este ensaio fotográfico que busca referências na pintura.
A exposição ocupará as duas salas do primeiro piso da H.A.P Galeria e esta mostra inaugura o núcleo Casa 11 Photo, que vem a ser uma extensão da galeria voltado exclusivamente para fotografia.
Antonio Bernardo | Objetos
Sua estética explora o movimento e a gênese. “Gosto de produzir coisas, de ver a transformação delas”.
“Há algum tempo venho refletindo sobre a questão da escala em meu trabalho e agregando conhecimento ao meu processo de criação deixei as idéias se desenvolverem. A partir daí passei a olhar o que estava pesquisando e percebi que, experimentando uma variação de escala, poderia transformar alguns projetos em um interessante objeto.”
Será a primeira vez que o designer Antonio Bernardo apresentará seu trabalho num circuito arte/galeria. Se referindo a essas peças ele prefere não chamar de ‘esculturas’ e sim de ‘objetos de ateliê’:
“ Os objetos que apresentarei na H.A.P. Galeria são experimentações que faço no meu ateliê, são ensaios materiais e autônomos de idéias e imagens que habitam o meu universo criativo”.
O conjunto apresentado na H.A.P. Galeria é o inicio de uma série de objetos que tem estrutura radial ou de esferas, são todos articulados e feitos em prata sterling 925. A escala usada foi a maior que ainda pode ser feita no seu ateliê de joalheria.
Entre as qualidades investigadas por ele, figuram o movimento, as relações entre brilho e opacidade do metal, aspectos formais e construtivos e as formas reveladas em ser interior e exterior.
O conjunto de 8 trabalhos são intitulados de série Radiolaria.
Sobre estas peças de Antonio Bernardo, a galerista Heloisa Amaral Peixoto ressalta “uma importante liberdade de criação que se traduz na qualidade lúdica que as formas oferecem”.
H.A.P. Galeria
Tel (+ 55 21) 3874 2830 / 38742796
AC