Ontem fui andar por uma das Avenidas mais lindas do mundo, a Vieira Souto, e quando cheguei no Arpoador, quase no posto 7, me deleitei ao me deparar com uma pequena casinha toda de madeira. Correndo me aproximei para ver o que era…
Uma caixinha cheia de livros, e ao lado, a explicação de um projeto excepcional, que fiquei totalmente encantada e pretendo ESPALHAR…
O projeto se chama “Ninho do livro”, trata se de um espaço em frente a praia do Arpoador, onde você pode escolher um livro para ler, e deixar o outro que você já leu. Achei a ideia genial! Já existem vários espalhados pelo Rio, na Gavea, no Leblon…
Na lateral desta caixinha encantada estes dizeres:”O ninho do livro é um livreiro de troca, um espaço meu, seu e de quem quiser, para trocarmos nossos livros por outros. O local para que seus livros voltem a voar por ai…” Não é adorável este projeto?
Bom eu amei, e entrei no site www.satrapia.com.br para saber mais sobre o assunto. Descobri que é uma agencia de benfeitores da cidade, e que houve um festival de cidadania internacional que chegou no Brasil através da Satrápia, e teve o Rio de janeiro como porta de entrada. Em seu primeiro ano, no dia 4 de maio tiveram mais de 100 intervenções de amor espalhadas pela cidade, foram mais de 400 voluntários e 25 bairros envolvidos. Não dá vontade de espalhar pelo Brasil? Entrem no site para ver todas as ações.
Adoro dar notícias boas, e para mim praticar a bondade, a caridade, e a fraternidade só pode dar um resultado positivo na vida de qualquer ser humano.
Este nosso Rio de Janeiro, apesar de tudo, continua mágico. Esta placa acima do Largo do Millôr é charme e pura poesia. “O por do sol é de quem olha…” pode um endereço mais romântico?
Maura e seu namorado argentino trocando de livro, ela me contou que já era o terceiro livro que pegava ali, e que era excelente para seu português.
Minha querida cunhada Solange Montenegro, a pessoa mais apaixonada pelo Rio de Janeiro que eu conheço, e quem me mostrou este encanto de projeto.
Venham, peguem e tragam seus livros , troquem muito, pois temos que estimular projetos bonitos como este, e que fazem de nos seres melhores. Parabéns a vocês que tiveram a grande ideia e a criatividade de inventar isso!
MP