Inaugurou no MAM do RJ, hoje à noite, a mostra “Retorno ao Desejo Proibido”, da escultora franco-americana Louise Bourgeoise ( 1911-2010) e o Blog foi conferir!
Com 112 obras expostas no segundo andar do Museu, mais a famosa aranha”La Maman” (foto acima) pontificando em pleno Aterro do Flamengo, “Retorno” é um “must go!”.
Retratando a obra de uma artista sui generes e emblemática do século XX, justo no momento em que ela se afasta do mundo das artes plásticas para imersão na psicanálise, a exposição é um raio X de sua psiquê, um passeio pelo seu inconsciente e, sobretudo, uma catarse de seus conflitos e questionamentos: “Produção é uma maneira de manter a sanidade”, falou e disse a artista! Me senti uma voyeur.
Numa penumbra sugestiva, caminhamos pela arte e entranhas de Louise encontrando objetos, desenhos, pinturas, esculturas e instalações reveladoras. Mesmo assim, temos a sensação da autora não estar interessada em seu espectador, como bem definiu Zé, meu amigo: “Bourgeois esculpe pra si própria e o interlocutor é um mero passante”. Será? Vá conferir, mas antes, curta as fotos!
BN