Dedico este post ao meu amado mestre Rafael Fonseca pois, sem ele, nem este pouquinho eu saberia…
ELA É 10, NOTA 10:
Magdalena Kozená, a linda e loura médio-soprano checa, com voz suave e angelical, saiu da graciosa Brno, capital da Moravia, para ganhar o mundo. Apesar do sucesso conquistado, ela está sempre em movimento e não tem medo de ser feliz.
Ano passado, por exemplo, no Festival de Salzburg, fez um recital lindo no Mozarteum, cantando uma de suas especialidades, Bach: tive a sorte de vê-la e amei. Mas também arriscou-se, no mesmo festival, interpretando a emblemática Carmen, de Bizet. Pode não ter sido a mais correta versão da fogosa espanhola, mas quem viu jamais esquecerá. Me encantei por ela e sua coragem…
ELE É 10, NOTA 10:
O maestro inglês Simon Rattle, como seus conterrâneos Beatles, saiu de Liverpool, cidade que deve ter alguma porção mágica em suas águas, para também conquistar o mundo da música…
Hoje, é o diretor artístico e regente titular da mais prestigiada orquestra do mundo: a Filarmônica de Berlim. Como todas as filarmônicas, seu regente assume depois de votação dos músicos que a compõe. Sucedendo o maravilhoso Claudio Abbado, muito doente em 1999, e concorrendo com outro expoente, Daniel Barenboim , Sir Rattle ganhou apertado o cargo. Elegantérrimo, só aceitou ser efetivado quando teve a aprovação de todos. Apaixonei-me por ele, sua arte e história…
ELES SÃO 20, NOTA 20:
A vida real, às vezes, confunde-se com um conto de fadas… Como aconteceu no encontro da deusa Magdalena e seu príncipe Simon: Formam o casal 20 da música clássica e vivem uma linda história de amor, há tempos. Sentei atrás do maestro, num recital dela em Salzburg e constatei o astral que os une. Como um adolescente, ele vibrou com sua musa, mandou-lhe insistentes beijinhos e aplaudiu-a de pé. Gamei na dupla! BN