O NINHO DO MAL

O “Ninho do Águial” está localizado no Parque Nacional de Berschtesgardener, ao sul da Alemanha e fronteira com a Áustria

Há lugares inesquecíveis, na face da terra, para o bem ou para o mal…

Como é o caso do “Ninho da Águia” ou a fortaleza alpina do senhor das trevas, Adolph Hitler, que enquadra-se, na segunda categoria.

Temos a impressão de estarmos no topo do mundo…

Situado no alto do Kehlstein, localizado no Parque Nacional de Berchtesgadener, ao sul da Alemanha, bem na fronteira com a Áustria, a “Adlerhorst”  foi o abrigo na montanha que Hitler ganhou de seu comparsa Martin Bormann, como presente de aniversário, em 1939.

A entrada da fortaleza que levou 13 meses para ser construída, a partir de 1938 e aonde Hitler só pisou 13 vezes…

Com o fim da segunda guerra e a conquista da Alemanha, a alta patente aliada fez questão de visitar a fortaleza e fincar suas bandeiras, para mostrar que não restara pedra sobre pedra. Hoje, ela abriga um pequeno museu, com interessante registro fotográfico: nas fotos estão alguns dos heróis aliados inspecionando a fortaleza que tentaram intensamente destruir, por bombardeios aéreos, em vão. Culpa de sua localização difícil e quase sempre escondida pelas nuvens. Por isso,  a ocupação foi mesmo por terra.

O acesso é por uma estrada íngrime, entremeada por cinco túneis como o que está localizado do lado esquerdo e embaixo, nesta foto.

Entrada para o túnel que leva ao elevador…

O túnel úmido e gelado que conduz ao elevador: estágio final para a entrada no bunker!

O visual  do elevador reflete a mentalidade distorcida de seus usuários de então e é o que sobrou do luxo em que viviam…

O acesso ao local constitui uma obra complicada de engenharia: vai-se, primeiro, por uma estradinha pelas montanhas, entremeada por cinco túneis e lindas paisagens (fotos acima). A subida final é feita num sofisticado elevador, escavado dentro da montanha de pedra, que é o mesmo desde 1938.

Pena um lugar tão lindo ter participado de um dos piores capítulos da história da humanidade, como refúgio de um monstro… BN

Os aliados rumando pra conquista do “Ninho”, em 1945!

General Bradley ouvindo explicações provavelmente geográficas, no dia em que foi firmar a conquista.

Os generais Eisenhower e Clark visitando o Ninho, depois da vitória aliada!

A sala das reuniões do mal, com a lareira ao fundo…

A lareira da sala hoje…

A sala de jantar que virou uma lanchonte…

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe um comentário