
Começo pelo “look final da mesa”, as velas acesas e “pano de lavanda”(para não escorregar” nos pratos, esperando os suflês individuais que estão a caminho….
Este jantar, only for “Doctors”, foi em torno do grande e querido doutor Silvano Raia, pioneiro de transplante de fígado no Brasil, maior cirurgião do órgão no país e também referência mundial na especialidade, que nos deixou muito felizes com sua visita.
Pra combinar com ele, quis fazer uma mesa masculina e clássica. Assim, escolhi uma louça de porcelana Limoges, pelos desenhos discretos e enfeitei a mesa com poucas flores monocromáticas, enfim, nada de muito extraordinário, pois os homens são de Marte, né?!…
Como nós somos de Vênus, e adoramos assuntos paralelos, achei que talvez gostassem de uma prosa sobre Limoges e sua famosa porcelana…
Esta encantadora cidade, no meio-oeste francês, situada na região de Limousin, foi fundada pelos romanos e viveu pacatamente até a Idade Média, quando os artesãos locais a puseram no mapa por tornarem-se mestres na produção de esmalte que decorava imagens e adornos religiosos. Não contentes, um belo dia do século XV, resolveram ampliar seus anteparos e passaram a enfeitar, também, as louças de cerâmica das famílias locais.
Já que nada é por acaso, este treinamento secular formou uma mão de obra especializada e única (eles irão pintar a porcelana local), que somada à imensa jazida de Caulim descoberta na região em 1765 e às florestas locais (para abastecerem os fornos de queima da porcelana) formaram o triunvirato perfeito para transformar Limoges na capital da porcelana.
Dois esclarecimentos:
– Porcelana é uma invenção chinesa (foram eles que primeiro misturaram Caulim à fórmula da cerâmica, mudando tudo), nomeada e difundida na Europa por Marco Polo, e considerada mais nobre que a cerâmica por ser mais dura, resistente, translúcida, transparente e muito mais lisa de textura, já que não é porosa. Resulta numa peça mais requintada. Mas, aqui entre nós, amo também a rusticidade das cerâmicas. No meu campeonato, elas terminam empatadas…

Deslumbre em forma de cavalo: Porcelana chinesa da dinastia Tang. Durante ela a porcelana foi inventada!
– A porcelana de Limoge caracteriza-se por ser assinada pelo fabricante e ter o selo de Limoge, ambos na parte de baixo da peça. As primeiras eram pintadas à mão e depois passaram a imprimir os desenhos, como nas litografias. As porcelanas são, quase todas, esmaltadas e os desenhos variam entre padrões florais, desenhos de frutas, pessoas e animais. Motivos de paisagens são raros e caracterizam peças antigas.
Os produtores não passavam de 34 em 1900 e os mais prestigiados eram Sinclair (comparado a Fabergé), Haviland, Guérin e Latrille entre outros.
Vamos à mesa, tomara que ela não desmereça seu DNA. BN
PASSO A PASSO DA MESA:

Imitando Magritte “This is not a pipe”, esta não é uma toalha, mas uma colcha de cama indiana, que eu adaptei!

Misturei com a porcelana objetos de palha, pra contrastar. Aqui já entraram os bombons que me ajudam na hora da sobremesa…
PASSO A PASSO DO CENTRO DE MESA:
DETALHES:

Por uma fatalidade, quase fiquei sem meus queridos chocolates da Christianne Guinle… Aprendi um plano B mara: a Kopenhagen faz umas trufas divinas e “prêt-a-porter”…

Trio da pesada: mini waffle dos deuses e torradinhas de pão árabe temperadas e feitas em casa: vício. Vou dar a receita!

Como não pude ir à Cadeg, ela veio a mim e com maestria: orquídea escolhida por telefone. São craques!
FICHA TÉCNICA:
FLORES: CADEG, Chico Farias Flores
Tel: +55 21 3860 8519 ou +55 21 3860 0043
DOCINHOS: Christianne Guinle
Tel: +55 21 3322 1522 ou +55 21 9648 9244

Olá BN ,
vc é uma craque mesmo na Arte de Receber ..na produção dos cardápios , nas sugestões das compriTHas , e etc e etc !!!!
Qto. a prosa , tenho certeza que tds as seg. amam , sim ,somos de Vênus , KKKK uma aula Bebel , ( vou mostrar a minha Lalá este texto )
Vc ter misturado , uma louça tão requintada , c/ os outros obj. de palhinha , Banbú, foi genial !!!
A mesa ficou linda !!!!!
Td perfeito , e esta toalha minha querida ?? é tão maravilhosa , que pode andar pela casa td !! KKKK
Vc lembra aonde comprou esses AZEITEIROS ??? que lindinhos !!!!
Aguardo a receita do Pão p/ o ” nosso ” caderninho !!!
BOM DOMINGO , o POST de HJ maravilhoso !!!!!
BJ ,
Márcinha
Querida Marcinha, sempre maravilhoso recebermos vc e seu carinho, nos incentivando… Os galheteiros eu comprei numa loja de azeite que tinha no Fashion Mall. Acho que ela migrou pro Rio Design do Leblon. As torradas são uma bobagem de fazer mas deliciosas. Invenção da Irene, vou postar então… Bjs da BN
MARAVILHOSO, REQUNTE,BOM GOSTO E MUITA CRIATIVIDADE!!!!!!!ALEM DE QUE VC. E UMA GRANDE ANFIRTIÃ, SEM TE CONHECER PESSOALMENTE, MAS E MUITO SIMPATICA E DOCE!!!! GRANDE BEIJO, E BON APETIT COM ESSE JANTAR MAGNIFICO!!!!!!
Querida Miriam, amamos a sua visita, apareça sempre, vc e o seu carinho! Bjs da BN
Parabéns!!… Amei a “toalha indiana”…
Querida Moema, muito bom recebermos a sua visita, nos deixa radiantes… Esta toalha édas ruas de Delhi… Veramente indiana… Bjs carinhosos da BN
Tudo muito bonito, só faltou a receita do tempero do pão árabe.
Oi querida Aline, amamos te conhecer, venha sempre nos visitar! Vou postar a receita, pode deixar! Bjs carinhosos da BN
Querida Aline, finalmente a receita prometida das torradas! Espero q goste…. Bjs da BN
Bebel querida,
Adorei a mesa!!! Com o seu carinho então cada detalhe fica mais lindo !
Beijos
Ana Luisa minha musa, muitas saudades suas e da sua elegância! Vamos nos ver?!!!! Bs da BN
BN ,sua mesa estava maravilhosa,como voçe ,e obrigada pela aula sobre Limoges,graças ao seus textos ,estou cursando a Sorbonne ” !!Sw
Minha musa amadíssima, vc é, além do mais, hilária… Bjs e muitas saudades suas! BN
Bebel, sigo vocês há muito tempo e venho aprendendo muito com vocês. Fiquei curiosíssima com a receita das torradinhas´temperadas de pão árabe, por favor, não esqueça de postar a receita. Tenho várias que peguei aqui no 40 Forever e estou aguardando ansiosamente a da torradinha OK? Parabéns a todas vocês pelo belíssimo trabalho que veem realizando. Um beijo. Rachel
Oi querida Rachel, muito prazer em te conhece, adoramos a visita. Pode deixar que este post já está no forno, como as torradas e já, já entra no ar. Volte sempre, bjs da BN
Oi Rachel querida, finalmente a receita das torradas… Me conta se gostou. Bjs da BN
Bebel minha musa querida, obrigada pela aula sobre Limoges! Adorei também a idéia das trufas “respaldando”a sobremesa, vou copiar! Bjss carinhosos,Helena.
Oi queridíssima Helena, muito obrigada por nos visitar, sempre cobrindo a gente de todo carinho! Bjs da BN
As flores foram deslumbrantes e fizeram um efeito lindo sobre a toalha branca, que teria ficado ainda mais lindo se fosse sob toalha em linho liso.
Eu teria escolhido uma porcelana mais moderna da mesma Limoges.