Inicia-se hoje, 29 de Setembro, o NOVO ANO JUDAICO, o 1º dia do mês de Tishrei, do ano 5772.
O ROSH HASHANA, o Novo Ano Judaico, é celebrado no primeiro e segundo dia do mês hebraico de Tishrei, normalmente a meio de Setembro ou início de Outubro. O calendário judaico é regulado pela lua, portanto um ano tem 360 dias, daí a discrepância entre datas.
No judaísmo, o Rosh Hashana é considerado o dia em que Deus foi entronizado sobre a terra e sobre os homens, o dia em que a humanidade se apresenta a julgamento diante de Deus, e o primeiro dia dos Dias Santos – que são os 10 dias de arrependimento que conduzem ao Yom Kippur.
Segundo a tradição, o mês de Tishrei assinala o início do ano agrícola, quando todas as colheitas chegam ao fim e um novo ciclo de sementeira se inicia.
A Torah (a Lei) ordena que os judeus soprem o shofar (corno de carneiro) no Rosh Hashana, uma prática que a tradição revela que era utilizada para assinalar um novo rei ascendendo ao seu trono.
Uma outra interpolação dos costumes diz que se deve recordar o povo judeu da ocasião em que Isaac foi amarrado para o sacrifício (Génesis 22) e da entrega dos Dez Mandamentos no Monte Sinai (Êxodo 19).
Uma das tradições religiosas principais habituais no Rosh Hashana é a prática do Tashlich, ou “lançar fora”. Realizado no primeiro dia da festa, a prática apela a que cada pessoa vá junto de uma corrente natural de água (pode ser um rio, um lago ou o mar), fique junto às suas margens, e simbolicamente lance fora os pecados do ano transacto – normalmente atirando pedaços de pão para a água.
Dentre os costumes destas festas, vários pratos gastronômicos carregam um significado especial, tais como uma maçã com mel – para simbolizar a esperança de um bom e “doce” novo ano, uma romã – para simbolizar a esperança de “tantos privilégios quanto as suas sementes”, e peixe – em especial cabeças de peixe – simbolizando o desejo de ser “cabeça em vez de cauda”, significando liderar em vez de ficar para trás.
Assim seja!
Desejamos um bom Shana Tova para todos!
AC
(Shalom-Israel.blogspot)