Logo que me mudei para Brasilia tive a sorte de conhecer este casal maravilhoso Cristina e Carlinhos Garcia que logo fiquei encantada. Cristina sempre recebeu divinamente bem, adorava os jantares em sua casa pois eram sempre originais e deliciosos. No inverno me lembro que ela adorava passar uma sopinha antes de servir o jantar em pequenas xícaras, um charme total! Carlos foi nomeado Embaixador na Espanha e as receitas de Cristina se transformaram em um divino livro de receitas e menus.
E como o inverno está começando, nada melhor do que receitas de sopinhas para esquentar os nossos jantares. Ai vão duas receitas de minha querida amiga a Embaixatriz Cristina Autran Garcia.
Como dizia Brillat Savarin ( texto tirado do livro de Cristina ) um dos maiores gastrónomos de todos os tempos no sec XIX:”Convidar alguém é encarregar-se de sua felicidade durante o tempo em que permanece sob o nosso teto.“maravilhosa esta frase não?
SOPA DE ABÓBORA
Igredientes:
-2 dentes de alho
-2 cebolas picadas
-1/4 de xícara de azeite de oliva
1kg de abóbora madura em pedaços
-2 litros de caldo de carne
-1 colher de sopa de folhas de manjerição picadas
-Pimente do reino
-sal
MODO DE FAZER
Refogar o alho e a cebola no azeite. Juntar a abóbora e o caldo de carne. Abaixar o fogo e deixar cozinhar até que a abóbora fique macia. Passar no liqüidificador, voltar ao fogo, temperar com sal e pimenta e deixar a sopa ficar cremosa. Polvilhar com manjericão na hora de servir. Esta sopa também pode ser servida dentro de mini- abóboras individuais ou até numa grande!
Quando vamos a uma Embaixada estrangeira esperamos sempre saborear pratos típicos de cada pais, por isso Cristiana, que fez o maior sucesso na Espanha, sempre servia especialidades brasileiras como esta sopinha de feijão.
SOPA DE FEIJÃO-PRETO
-Feijão pretro o quanto baste
1 colher de manteiga
-1 cebola
– sal
-pimenta
-queijo parmesão
-pão
MODO DE FAZER
Fazer um bom feijão caseiro. Preparar um refogado com uma colher de manteiga e cebola, juntar o feijão, passar tudo na peneira e levar novamente ao fogo para encorpar. Se ficar muito grosso, dissolver com água ou caldo de carne. Temperar com sal e pimenta. Servir polvilhado de queijo parmesão e com quadradinhos de pão, fritos na manteiga ou no azeite.
Acho que para este fim de semana seria delicioso começar com estas sopinhas…
LIVRO: “Sabores do Brasil”Receitas da Embaixada por Cristina Autran
MP