Para quem é amante de vinho, vou dar uma dica imperdível sobre a magnifica vinícola Otaviano Bodega &Vinhedos, que fica situada na Argentina e é administrada pelos empresários Brasileiros José Caetano Lacerda e seus sócios João Carlos Dantas, Otávio Paiva, Ricardo M. Pinto e o enólogo Euclides Penedo Borges.
A Finca Otaviano foi iniciada com uma pequena produção artesanal, e ganhará investimentos milionários para ampliar sua produção, terá uma nova bodega e receberá, ainda, gigantescas esculturas de Raul Mourão para enfeitar os seus jardins.
A Vinícula é situada em Mendonza, com uma maravilhosa vista para os Andes, a construção é bastante sofisticada e se destaca pela beleza da arquitetura. A vinícola se prepara para tornar-se um importante ponto de enoturismo na região, atraindo turistas que buscam apreciar o modo de produção artesanal do vinho, e também a arte da pintura e escultura.
Vale lembrar que esta é a única vinícola pertencente a empresários brasileiros na Argentina. Criada em 2004 a produção já atingiu a marca de 450 mil garrafas em 2012 e a meta agora segundo Caetano Lacerda e seus sócios é alcançar a marca de 1 milhão de garrafas até 2017. Cerca de 70% da produção dos vinhos vem para o Brasil e estão a venda em diversos pontos espalhados pelo nosso país ou pela internet ( Veja abaixo o site e o link ).
Segundo os sócios da vinícola, a ideia de juntar vinho e arte veio recentemente. Há principio eles tinham unicamente a intenção de produzir vinhos, depois perceberam que elaborar esses vinhos era uma arte e se deram conta de que vincular a arte deles com a arte de terceiros seria um privilégio para os visitantes.
Com o aumento da vinícola, é planejado também a criação de novos tipos de vinhos ( atualmente são 10 ) como o Montlacer e Otaviano. José Caetano diz que estão se preparando para comercializar os vinhos com um bom preço, afinal vinho bom não precisa ser caro. E posso lhes afirmar que Caetano é um grande expert em vinhos!
O Penedo Borges Malbec Icono já foi classificado como um dos 25 melhores vinhos pela revista Decanter, é delicioso e com um preço super justo. Vale a pena provar!
Em relação ao enoturismo, a bodega terá também uma sala de exposição interna. O grupo planeja apresentar exposições permanentes e itinerantes. Uma delas é a exposição do argentino naturalizado brasileiro Carybé, que ficou conhecido por seus trabalhos que exploram a cultura baiana.
O projeto paisagista é minimalista e foi desenhado pela arquiteta Renata Dantas, ela explica que a intenção é levar o espectador a repensar todo o contexto por uma questão de escala, forma e localização.
O resultado disso tudo é uma bodega que se baseia na sensibilidade, simplicidade e no vínculo com a natureza. Tudo isto representado através da arquitetura, arte e da sua força motriz: o vinho.
Importadora Exclusiva Penedo Borges
Clique aqui para saber todos os lugares onde se pode encontrar estes vinhos no país.