
A escultura surrealista, em bronze, “Canto da Noite”, by Maria Martins, que enfeita os jardins do Palácio do Itamaraty, em Brasília… Apoteótica!
Amo Maria Martins, artista adiante do seu tempo, que triunfou como escultora numa época em que os homens tinha a “reserva de mercado” desta técnica e é, sem a menor dúvida, dos maiores nomes da arte brasileira de todos os tempos.
Cresci contemplando uma de suas deslumbrantes obras, uma espécie de “mulher-polvo”, que pontificava no jardim da casa de minha tia, e confesso que não sonhava com Maria ceramista, até me deparar com este achado, enquanto flanava pela Arte Rio.
Dentre tantas obras primas expostas na maravilhosa Feira de Arte/Exposição, esta foi a que mais me surpreendeu e elegia-a a minha “cereja do bolo”.
Trata-se de uma deslumbrante coleção, feita pela artista, em 1948, composta por dezessete placas de cerâmica industrial esmaltadas, com temática e medidas variadas, que foram executadas no ateliê da artista, em sua casa de campo em Petrópolis, cidade serrana fluminense.
Vejam a beleza, nas fotos. Me lembrou as de seu amigo do peito, Pablo Picasso… BN

Liberei a passagem pra vocês poderem curtir, melhor, o visual da coleção de cerâmicas, by Maria Martins!
SELECIONEI ALGUMAS PLACAS: CURTAM!

Uau!!! Deslumbrantes BN!! Muita sensibilidade!
bjbjbj
Lindossss não? Amei também! Como a sua visita maravilhosa! Bjs da BN