A PELE E O COLÁGENO

 

A Dra. Patricia Caspary, da Clínica Hexsel de Dermatologia, nos fala hoje sobre o colágeno.

AC

 

A Pele e o Colágeno

 

“O colágeno é um componente muito importante da pele. Ele é responsável por manter muitas de suas funções, incluindo o tônus, a firmeza, a aparência jovem e a estrutura de vasos e outros apêndices.

 

O colágeno está presente de forma importante na segunda camada da pele, a derme, mas é também essencial para a sustentação de outras camadas, como a hipoderme. A produção do colágeno é feita pelos fibroblastos e é mais intensa nos primeiros anos das nossas vidas. Com o passar do tempo, a capacidade dos fibroblastos produzirem o colágeno vai diminuindo. Esse processo modifica a estrutura de colágeno na derme a velocidade de sua instalação é dependente de uma série de fatores. O envelhecimento natural da pele, a herança genética, a falta de nutrientes e a exposição a agressores externos são fatores importantes na determinação da velocidade de degradação do colágeno da nossa derme.

Nos últimos anos, muitos pesquisadores tem estudado a suplementação de nutrientes naturais e outras substâncias que possam não só inverter o processo de degradação do colágeno como trazer outros benefícios a saúde (pois o colágeno também está presente nos ossos, cartilagens, coração, etc). Os nutricosméticos, também conhecidos como pílulas da beleza, são produtos ricos em anti-oxidantes e colágeno, distribuídos por várias empresas. Alguns dos mais importantes componentes dessas pílulas são a vitamina C, os carotenos e o colágeno de origem animal.

 

 

Para suplementação oral o colágeno é extraído de fontes animais como o colágeno bovino, porcino e da cartilagem de aves. Esse colágeno é processado em laboratório, através de um processo chamado de hidrolisação, sendo indicado para a ingestão e absorção pelos humanos. É comercializado em cápsulas, mas também pode ser encontrado nos alimentos (principalmente na gelatina). Alguns estudos em laboratório mostraram a estimulação de produção de colágeno por células articulares e fibroblastos da derme, e também maior retenção de água por estas células. No entanto, não há comprovação científica que a sua ingestão de colágeno resulte em uma melhora do colágeno da derme. Estudos mais robustos e elaborados ainda são necessários para comprovar a sua eficácia.”

 

Um dos muitos produtos disponíveis no mercado! AC

 

Dra. Patricia Caspary

 

OBS: As fotos foram todas selecionadas por mim, AC, para ilustrar o texto mandado pela Dra. Patricia!

 

 

DORIS HEXSEL
doris@hexsel.com.br – www.hexsel.com.br
Clinica Hexsel de Dermatologia
Rua Dr Timoteo 782 – 90570-040 Porto Alegre- RS Fones: (51) 3264 1234 e 3264 7353 Fax (51) 3395 1075
Rua Visconde de Pirajá 550 – Sala 107 – Subsolo – Ipanema – 22410-002 – Rio de Janeiro  Fone/ Fax (21) 2431 0160

 

AC

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 ideias sobre “A PELE E O COLÁGENO

  1. Por via das dúvidas já tem algum tempo que tomo colágeno hidrolisado em pó, também tomo gelatina após o almoço e após o jantar, além do colágeno é uma sobremesa deliciosa, não sei bem quem é o responsável, mas senti sensível melhora no tônus da pele!! bjbjbj bom feriado lindas e lindos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *