ALHO ASSADO: DIVINO!


O couvert maravilhosos do Bistrô Lorenzo, com o alho assado (bem em primeiro plano) pontificando!

A versão aqui de casa!

Antigamente, o destino gastronômico do alho era quase a sarjeta já que, tirando o refogado, a Genny dos acepipes só levava pedrada e, no máximo, pegava um posto pra espantar vampiro!

Sua vida, rumo ao estrelato, mudou no dia que o charmoso Bistrô Lorenzo o entronizou em seu “couvert”, numa versão assada, que não deixa rastro, nem cheiro e é uma verdadeira delícia: meu marido ficou viciado e comecei a tentar reproduzí-lo em casa.

Faço uma pausa pra dizer que este post é em homenagem à nossa querida leitora “Miriam fac”, nome como está em seu email: promessa cumprida, eis aqui sua receita!

Pois voltando às tentativas, que não foram poucas, mesmo com a ajuda do querido Janjão Garcia seu criador, conseguimos reproduzí-lo em casa finalmente e dúzias de alhos depois, graças à técnica da Irene e meus leigos palpites: Fiquem com a receita!

INGREDIENTES:

1 alho inteiro grande, de preferência roxo;
Azeite muito bom;
Flôr de sal.

PREPARO:

Corte as pontas de  cima dos dentes do alho, tomando cuidado para não desmantelá-lo. Colocá-lo para assar, no forno, pré-aquecido, durante uns 10 minutos. Retire o tabuleiro, reque ligeiramente o alho com “um fio” de azeite, polvilhe-o com a fl6or de sal e ponha-o para assar, de novo, por mais uns 5 a 7 minutos, dependendo do “ponto”que queira dar.

OBS: O processo é o mesmo pra qualquer quantidade que você desejar!
Faça e me conte se deu certo! BN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

24 ideias sobre “ALHO ASSADO: DIVINO!

  1. Olá BN!
    Existe pra vender aqui em São Paulo e com certeza tb aí no Rio uma assadeira para os alhos,de cerâmica terracota, muito fôfa….Ela sai direto do fôrno para e mesa e fica super charmosa…Tenho usado e fica uma delícia!!
    Abs
    Vivi

  2. A receita parece muito boa mesmo. Eu que gosto de alho de todas as formas, vou experimentar tua receita, Bebel.
    Mas a faca com certeza, deve ser muuuuito boa e com fio de bisturi pra não desmantelar as cabeças do dito cujo!!

  3. Olá, BN
    amo esse alho assado mas confesso: já “desmantelei” algumas cabeças. Deu certo qdo usei uma faca grande e bem afiada, e a cabeça estava bem firme. Fiquei curiosa para saber onde uma leitora encontrou a assadeira para alhos; ela deu a dica mais acima. bj Sandra

  4. Valeu mesmo essa dica de alho assado.
    Servi com parma pata negra,acompanhando
    uma cerveja importada.

    caso descubram onde conseguir a assadeira para alho
    aqui no Rio.Avisem

    Parabens 40forever

  5. Encontrei a assadeira que comentei com vcs, pra vender aí no Rio…..
    Na Spicy do Barra Shopping.

    Parabéns pelo sucesso do site, cada dia mais completo!
    Bjs da Vivi

    • Oi Neth, muito obrigada pela visita! A flor de sal é um tipo de sal sem ser refinado, um sal mais sofisticado, e que dá um toque especialíssimo aonde o usamos. Desde pão com azeite até este alho. Você encontra em supermercados mais sofisticados e em delicatessens. Se vc for do Rio, no Zona Sul ou Pão de Açúcar tem! Bjs carinhosos da BN

  6. Ah, essa semana promete! Minha família vai passar bem aqui em casa, vou fazer essa do alho e outras que encontrei por aqui…obrigada!
    Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *