A GRANDE FOTÓGRAFA INDIANA

Como estou totalmente apaixonada pela India, vou falar aqui de Homai Vyarawalla que foi das maiores fotógrafas indianas de todos os tempos. Ela era chamada “Mummy” pelos outros fotógrafos em sinal de respeito e admiração.

Homai nasceu em 1913 e morreu en janeiro deste ano com 98 anos. Estudou na escola de Artes de Mumbai, e sua primeira experiência como fotógrafa profissional foi vendendo em sua escola, para seus amigos de classe, seus trabalhos, por algumas poucas rupias. Ela realmente foi mais que uma fotógrafa, foi uma refência para as mulheres indianas comprometidas em derrubar o machismo da tradição deste país, para conseguir construir uma sociedade mais justa.

Homai fotografou todos os grandes políticos indianos como Gandhi, Nehru, Indira Gandhi e suas fotos viram ícones mundiais, como por exemplo a fotografia do enterro de Gandhi ou da familia de Nehru, personagem que amava fotografar, e a foto mais importante foi certamente a tirada no dia 15 de agosto de 1947 durante a cerimônia para içar a bandeira no Red Fort, quando foi decretada a independência da India da Coroa Britânica.

Atualmente uma grande exposição com toda a retrospectiva de suas fotos está acontecendo no “Rubin Museum of Art” em New York e ficará até dia 14 de janeiro de 2013. Este programa é imperdível! MP

Homai Vyarawalla no seu começo! Grande revolucionária da época pois não havia NENHUMA mulher fotógrafa.

Esta foto deve ter uns 5 anos….Grande mulher esta “Mummy”.

Esta é Nehru, primeiro ministro da India.

Nehru colocando o “tilak” que é o sinal de boas vindas em Jacqueline Kennedy.

Grande Nehru.

Umas das fotos mais importantes de Homai, a cerimônia de independência da India.

O emocionante funeral de Gandhi.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *