SAUDADES DE RAYMONDE DIAS

Cícero Dias e Raymonde - Marselha, 1942

O querido casal Cicero Dias e Raymonde- Marselha 1942

Nossa querida Raymonde Dias partiu no começo deste mês ao encontro de seu grande companheiro e amor Cicero Dias.

Tenho maravilhosas recordações do casal na minha infância em Paris, com meus avós Anah e Carlos Chagas. Reconheço que  fui uma sortuda de ter compartilhado momentos únicos como estes com meus queridos avós!

Vejam que foto linda de Raymonde e minha amada avó Anah Chagas numa exposição para Cicero.

photo

Anah Chagas e Raymonde Dias

Cicero Dias foi uma das grandes revelações do modernismo brasileiro ao lado de Tarsila do Amaral, Ismael Nery, Di Cavalcanti. Sempre muito próximo de grandes poetas e escritores como Gilberto Freyre, Maria Andrade, Manuel Bandeira e José Lins do Rego e na Europa seus companheiros foram Picasso e Paul Eluard.

Cicero Dias pintou Raymonde...

Cícero Dias e Raymonde, foram protagonistas de uma vida rica em fatos e relacionamentos, não só no Brasil, como na Europa.

Nas artes plásticas, além de Picasso, padrinho de Sylvia, a filha única do casal, suas relações se estenderam a vários dos artistas que escreveram a história da arte no século XX, entre eles Calder, Leger, Kandinsky, Matisse e o grupo da “École de Paris”, da qual Cícero Dias fez parte.
Raymonde foi uma estrela na vida de Cícero Dias, grande companheira de todos os momentos. Esteve ao seu lado na resistência francesa, da qual Cícero Dias foi
herói, condecorado em 1998 pelo primeiro ministro Balladur. Raymonde soube cuidar e preservar a gigantesca obra de seu marido, assim como sua filha Sylvia o faz atualmente.
Em 2011, o casal teve suas memórias publicadas pela editora CosacNaify no livro” Eu Vi o Mundo “, escrito a quatro mãos por Raymonde e Cícero Dias.
CD-bresil-recadre21

Cicero Dias

Entrem no site de Cicero clicando AQUI  para curtirem sua gloriosa obra.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 ideias sobre “SAUDADES DE RAYMONDE DIAS

  1. Sylvinha querida que noticia tão triste a perda de nossa maravilhosa amiga Raymonde muitos beijos pra voce com todo nosso carinho e amizade Cristiana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *